Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

AÇÃO

Recife realiza encontro virtual para conversar com jovens sobre o papel do Conselho Municipal de Juventude

Publicado em: 21/09/2021 11:33

Iniciativa pretende engajar a juventude e apresentar a importância do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife. As inscrições para candidatura seguem até 4 de outubro.
 (Cortesia/Arquivo)
Iniciativa pretende engajar a juventude e apresentar a importância do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife. As inscrições para candidatura seguem até 4 de outubro. (Cortesia/Arquivo)
Jovens recifenses interessados sobre política podem participar das eleições do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife (CMPPJ/Recife) com o intuito de tirar dúvidas e reforçar a importância da representação da sociedade civil. As reuniões acontecerão sempre às 19h, no dia 22, para representantes das Regiões Político-Administrativa (RPA) 2 e 3; no dia 23, para representantes das RPAs 1 e 4; e no dia 24, para representantes das RPAs 5 e 6. Os interessados deverão entrar em link da plataforma Google Meet, que também estará disponível no site da Prefeitura e na conta da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), no Instagram (@sejuvrecife). Já as inscrições para se candidatar a representantes da sociedade civil para o biênio 2021/2023, deverão ser realizadas até o dia 4 de outubro.

“Os encontros serão uma oportunidade de engajar e despertar o interesse dos jovens sobre o Conselho Municipal de Juventude, debatendo sobre os objetivos e a importância da representação da sociedade civil dentro do Conselho. Além disso, iremos conversar sobre a demanda de cada RPA através dos jovens representantes. O objetivo da reunião também é tirar as dúvidas a respeito da inscrição da candidatura para eleição de representantes da sociedade civil no Conselho, que está aberta até o dia 4 de outubro”, reforça o secretário-executivo da Juventude do Recife, Marcone Ribeiro.

Composto por 25 membros titulares e suplentes, sendo oito representantes do Governo Municipal e 17 representantes da Sociedade Civil, o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife (CMPPJ/Recife) tem por finalidade fortalecer a autonomia, organização e participação social da juventude, bem como formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental. Entre suas principais competências estão propor e deliberar estratégias de acompanhamento e avaliação da política municipal de juventude;  apoiar a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política Sobre Drogas (SDSDHJPD) na articulação com outros órgãos da Administração Pública Municipal, Governos Estaduais e Federais, bem como promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação juvenil, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas.

ELEIÇÃO
As inscrições para se candidatar a representantes da sociedade civil no CMPPJ/Recife, para o biênio 2021/2023, deverão ser realizadas até o dia 4 de outubro. Constam na publicação do Diário Oficial do Recife do dia 19 de setembro o Formulário de Inscrição e os documentos exigidos para cada segmento escolhido, sejam entidades, movimentos, associações ou organizações não governamentais, fóruns e redes que trabalham com a temática da juventude. Os documentos deverão ser entregues, dentro do prazo de inscrição, por meio do e-mail: conselhodejuventudedorecife@gmail.com. As eleições serão realizadas no dia 16 de outubro dentro da plataforma Conecta Recife e em equipamentos municipais distribuídos pelas RPAs. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Grupo Diario de Pernambuco