Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Projeto Mãos na Obra qualifica pessoas privadas de liberdade em Pernambuco

Publicado em: 09/09/2021 11:45

O projeto beneficiará inicialmente 15 PPLs e terá início no dia 20 de setembro.  (SJDH/Divulgação
)
O projeto beneficiará inicialmente 15 PPLs e terá início no dia 20 de setembro. (SJDH/Divulgação )
O “Projeto Mãos na Obra”, que oferece oportunidades de qualificação profissional a pessoas privadas de liberdade (PPLs) e egressos do sistema prisional, será lançado nesta quinta-feira (9), às 14h, no Arquivo Público, no bairro de Santo Antônio. De acordo com a Secretaria Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o Arquivo Público de Pernambuco e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que integram o convênio, o projeto beneficiará inicialmente 15 PPLs e terá início no dia 20 de setembro, no Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, unidade do regime fechado.

Os apenados serão treinados para atuarem como encadernadores de coleções de jornais e restauradores de livros da Biblioteca Pública Estadual. Com aulas teóricas e práticas, professores especializados abordarão desde noções de estética e história do livro até o treinamento das técnicas de manuseio, colagem e restauração de obras insubstituíveis.

Nas aulas também haverá a preparação para o relacionamento social e o trabalho em equipe. O Arquivo Público guarda parte importante da história de Pernambuco em documentos, mapas, leis, jornais, livros e manuscritos preservados.

Participarão da assinatura do convênio o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o diretor do Arquivo Público, o jornalista Evaldo Costa, e o presidente da Cepe, Ricardo Leitão. Marcarão presença, ainda, cinco apenados do regime aberto e livramento condicional (egressos).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Após erupção do vulcão Cumbre Vieja, especialistas temem gases tóxicos
Manhã na Clube: Lucas Ramos (Sec. de Ciência e Inovação de Pernambuco) e dr. Catarina Ventura
Na ONU, Bolsonaro diz ser contra passaporte sanitário
Manhã na Clube: Augusto Coutinho, Laurice Siqueira, Frederico Preuss Duarte e Kaio Maniçoba
Grupo Diario de Pernambuco