Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OPORTUNIDADE

Pró-Criança oferece curso gratuito de culinária para mulheres

Publicado em: 09/09/2021 15:40

 (Foto: Divulgação/Pró-Criança)
Foto: Divulgação/Pró-Criança
O Movimento Pró-Criança vai oferecer um curso gratuito de culinária para mulheres a partir da próxima segunda-feira (13), na unidade Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com a organização, o objetivo é promover o empoderamento feminino a partir do estímulo ao empreendedorismo. 

Segundo o Pró-Criança, a formação em culinária vai beneficiar 20 mulheres, todas mães ou responsáveis de jovens atendidos pela instituição e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Duas turmas serão formadas, sendo uma pela manhã e outra à tarde, com aulas práticas na cozinha da unidade da ONG, em Piedade.

Ao todo, serão cinco semanas de qualificação profissional. As oficinas vão abordar temas como manipulação de alimentos, produção de quitutes com frutas da época e salgados com aproveitamento integral de vegetais, por exemplo. O curso será ministrado pela cozinheira do Pró-Criança, Sandra Maria e terá como convidada a confeiteira, Denise Almeida.

A nutricionista e coordenadora da iniciativa, Elys Ribeiro afirmou que a ideia das oficinas partiu das próprias mães, avós e tias dos jovens assistidos pelo Pró-Criança. "Nas reuniões mensais de orientação sobre alimentação às famílias atendidas pelo Pró-Criança, as mulheres reclamaram da ociosidade e da queda da renda por causa da pandemia", disse.

"Foi aí que perguntei se elas topariam fazer um minicurso de culinária que ocupasse o tempo com algo produtivo, mas também desse condições para empreender no ramo da alimentação, elas disseram que sim. Foi a partir daí que formatamos essa proposta com oficinas para que seja uma formação bem prática", explicou a nutricionista.

A instituição informou que a expectativa é que ao final da qualificação, além de certificados, as alunas plantem uma horta comunitária, na unidade do Pró-Criança, para a produção de legumes e verduras. "Os vegetais serão partilhados entre elas e utilizados no preparo das refeições dos beneficiários da instituição", afirmou em nota o Pró-Criança.

O curso de culinária é uma ação do Projeto Direitos Promovidos - crianças, adolescentes e jovens com qualidade de vida - , uma parceria do Pró-Criança com a Fundação Mapfre Brasil. 

Serviço

Oficinas de culinária;

Início das aulas: 13 de setembro;

Local: Pró-Criança - Unidade Piedade;

End: rua José Maia Bezerra, 10, Jaboatão dos Guararapes;

Turmas manhã (9h às 11h30) e tarde (13h30 às 16h).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Tudo pronto para o lançamento da primeira viagem espacial para turistas
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Sérvio Fidney e Ana Holanda
Grupo Diario de Pernambuco