Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

FORMAÇÃO

PCR realiza curso de treinamento em primeiros socorros e pilotagem defensiva para entregadores motociclistas

Publicado em: 28/09/2021 15:40

 (Foto: Daniel Tavares/PCR)
Foto: Daniel Tavares/PCR
A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), deu início, nesta terça-feira (28), a um curso de primeiros socorros e pilotagem defensiva para motociclistas entregadores de aplicativos. A formação inicial aconteceu no auditório do SAMU Recife, no bairro da Boa Vista, região central da capital. A atividade faz parte do Programa Piloto Seguro, que reúne as áreas de educação, fiscalização e engenharia de trânsito.

Ao todo, 45 entregadores serão treinados nesta semana com o objetivo de reduzir os fatores de risco para sinistros de trânsito com motociclistas. De acordo com dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), os motociclistas são os principais usuários contributivos para sinistros de trânsito com vítimas fatais (15,5% em 2019). 

"O Programa Piloto Seguro tem mostrado potencial para agregar várias instituições públicas ou privadas, como o SAMU e Ifood. Cada um fazendo a sua contribuição para evitar mortes no trânsito. Estamos aqui dando orientações a esses motociclistas sobre pilotagem defensiva, e a mensagem principal é de reduzir a velocidade e afivelar o capacete da maneira correta para que todo mundo volte para casa em paz no fim do dia", disse a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

"A possibilidade de formar esses entregadores parceiros ajuda a distribuir olhares atentos para a segurança no trânsito de forma geral. São parceiros essenciais, que já circulam pelas ruas da cidade.  Nos diferentes tipos possíveis de acidentes, seja com motorista, motociclista, ciclista ou com pedestres, o trânsito de Recife vai contar com um apoio adicional desses entregadores. Afinal de contas, esses profissionais estão cientes das medidas que devem ser tomadas, o que pode muitas vezes ser decisivo, por exemplo, para salvar uma vida", acrescentou o diretor de Políticas Públicas do Ifood - empresa parceira da ação -, João Sabino.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Uso de máscara em locais abertos deixa de ser obrigatório no Rio
Manhã na Clube: entrevistas com o vereador Romero Jatobá (PSB), dr. Sérgio Paulo e Jaqueline Araújo
CPI aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Raul Henry, Gustavo Frigieiri e Vânia Besse
Grupo Diario de Pernambuco