Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ZOOLÓGICO

Parque Dois Irmãos tem reabertura programada para outubro

Publicado em: 09/09/2021 10:50 | Atualizado em: 09/09/2021 17:57

 (Foto: Karina Morais/Esp.DP)
Foto: Karina Morais/Esp.DP
Na manhã desta quinta-feira (09), José Bertotti, secretário Estadual do Meio Ambiente, afirmou que o Parque Estadual Dois Irmãos está programado para retomar as atividades em outubro deste ano. O anúncio foi feito em entrevista concedida aos jornalistas Rhaldney Santos e Gabriel Trigueiro no programa Manhã na Clube.

O zoológico localizado na Zona Norte do Recife está fechado para visitação do público a um ano e seis meses. O parque é  uma grande opção de lazer no Recife, possui 14 hectares de extensão e recebia uma média de 400 mil pessoas por ano. Em 2021, o Parque Dois Irmãos completou 82 anos de existência.

História e ampliação do Parque 
A iniciativa de preservação da Mata de Dois Irmãos remete ao século 19, quando as terras faziam parte do engenho Apipucos e pertenciam aos irmãos Antônio e Tomás Lins Caldas. O engenho, que funcionou até 1875, ficou conhecido como Dois Irmãos, dando o nome ao povoado que se desenvolveu na região. Em 1838, o então governador Francisco Rego Barros contratou a Companhia Beberibe para fazer o abastecimento do Recife com água encanada. Parte da água distribuída pelo sistema era extraída do Riacho do Prata, manancial das terras de Dois Irmãos. Para proteger esse complexo, a Companhia e o Governo passaram a conservar a Mata.

Em 1916, o Governo do Estado assumiu o abastecimento de água urbano e criou sob a administração da Prefeitura do Recife, o Horto Florestal de Dois Irmãos com 380 hectares. Em janeiro de 1939, passou a ser o Horto Zoobotânico de Dois Irmãos, tendo como o primeiro diretor e um dos idealizadores do zoológico: o ecólogo e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, João de Vasconcelos Sobrinho. Ele também foi um dos primeiros pernambucanos a lutar pelas causas ambientais no Estado.

Em 1987, toda a área de Mata Atlântica de Dois Irmãos passou a ser uma Reserva Ecológica. Já a Lei Estadual 11.622 de 1998 mudou a categoria de Unidade de Conservação de Reserva Ecológica de Dois Irmãos para Parque Estadual de Dois Irmãos. E, em março de 2014, a área do Parque foi triplicada, saltando de 380 para 1.158,51 hectares, dos quais o zoológico ocupa 14 hectares. Em dezembro de 2017, o governador Paulo Câmara assinou a escritura de desapropriação do terreno Brejo dos Macacos, que possibilitou anexar essa área ao Parque.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Tudo pronto para o lançamento da primeira viagem espacial para turistas
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Sérvio Fidney e Ana Holanda
Grupo Diario de Pernambuco