Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OPERAÇÃO HYDRA

Operação investiga sonegação fiscal de R$ 30 milhões; duas pessoas foram presas

Publicado em: 30/09/2021 07:44

 (Foto: MPPE/Divulgação)
Foto: MPPE/Divulgação
O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) desencadeou, na manhã desta quinta-feira (30), a Operação Hydra. De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), os investigados abriam empresas de fachada para gerar créditos inexistentes subtistituindo o pagamento de impostos, e utilizavam laranjas para desviar a responsabilidade tributária.

Ainda segundo o MPPE, o valor contabilizado em sonegação fiscal é de R$ 30 milhões, mas o órgão acredita que a quantia foi maior. Segundo o coordenador do Gaeco, o promotor de justiça Frederico Magalhães, a investigação, que foi iniciada há um ano, tem o objetivo de colher documentos e equipamentos eletrônicos que possam contribuir com a investigação de 20 alvos localizados nos bairros Santo Amaro, Ipsep e Paramirim, no Recife; Curado, Marcos Freire e Candeias, em Jaboatão dos Guararapes; em Olinda, no bairro de Casa Caiada e no município de Paulista, no bairro de Nossa Senhora do Ó, além dos municípios de Caruaru, Gravatá, Sairé e Abreu e Lima.

Ao todo, foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão, sendo 11 pessoas físicas e sete empresas, entre elas a Limeira Distribuidora de Água. Duas pessoas foram presas, encaminhadas para audiência de custódia e em seguida levados para o Cotel.

O Ministério Público informou ainda que foram apreendidos aparelhos celulares dos suspeitos, dinheiro em espécie, armas, computadores, comprovantes de pagamento, livros de movimentação contábil, contratos, escrituras de bens e outros documentos. Os valores não foram informados. A Operação Hyndra contou com a atuação da Polícia Militar de Pernambuco e da Secretária da Fazenda do Estado. 
   
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Entre túmulos e livros: coveiro se prepara para lançar livro
Cenário de destruição apos tiroteios em Beirute
Manhã na Clube: entrevistas com Simão Teixeira, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau
Bolsonaro decidiu não se vacinar contra o coronavírus
Grupo Diario de Pernambuco