Diario de Pernambuco
Busca

DIA MUNDIAL SEM CARRO

No Dia Mundial Sem Carro, Ameciclo pede espaços e recursos para quem se locomove de forma sustentável

Publicado em: 22/09/2021 15:37 | Atualizado em: 22/09/2021 15:52

 (Foto: Augusto Quijano/Ameciclo)
Foto: Augusto Quijano/Ameciclo
A Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife - Ameciclo, realizou uma ação nesta quarta-feira (22), em prol do Dia Mundial Sem Carro, no Marco Zero, bairro do Recife. O objetivo do ato foi chamar atenção para a desigualdade existente quando o assunto é investimento público em mobilidade urbana. A concentração aconteceu a partir das 6h30 da manhã. Ao final do ato, teve um com a La Ursa Tours, empresa que promove passeios turísticos de bicicleta por Recife e Olinda.

A Pesquisa Origem-Destino da Prefeitura do Recife, através do Instituto Pelópidas Silveira, mostrou que, na divisão dos meios de transporte, mais de 85% da população utiliza os modos sustentáveis (o caminhar, a bicicleta e o transporte coletivo). No entanto, o investimento nas vias para os automóveis é cinco vezes maior em relação aos demais.

O articulador da Ameciclo, Daniel Valença, explicou que os carros particulares recebem 83% dos recursos orçamentários, "enquanto os meios de transporte que melhoram a mobilidade recebem uma pequena parte deles". "Os modos sustentáveis diminuem colisões e atropelamentos, e consequentemente desafogam os hospitais, ajudam o meio ambiente, contribuem para uma vida mais saudável e potencializam o uso do espaço urbano de maneira que as pessoas sejam priorizadas. Nós somos 85% do trânsito, então nós estamos pedindo 85% do espaço e dos recursos para quem se locomove a pé, de bicicleta e utiliza o transporte público. Pensando nisso, nós também elaboramos uma proposta de Lei Orçamentária Anual para a Mobilidade Sustentável mostrando de onde pode sair o dinheiro e para onde ele pode ir no planejamento da cidade", pleiteou.

Carta-compromisso
A reivindicação pelo investimento de 85% do financiamento da mobilidade nos modos sustentáveis de transporte é, inclusive, uma das propostas da carta-compromisso assinada pelas vereanças e candidatos/as à prefeitura do Recife na campanha Mobilidade Sustentável na RMR de 2020. O documento, elaborado pela Ameciclo e por outras entidades, grupos e movimentos da sociedade civil, foi assinado por João Campos, então candidato e atual prefeito do Recife, que se comprometeu em executar a proposta.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL