Diario de Pernambuco
Busca

VOLTA ÀS AULAS

Ipojuca retoma às aulas presenciais e segue cronograma de retorno gradual

Publicado em: 13/09/2021 19:45 | Atualizado em: 13/09/2021 19:57

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, retomou, nesta segunda-feira (13), as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino. Segundo o município, o retorno está sendo feito em etapas, e de forma intercalada entre os anos escolares dos cerca de 22 mil alunos da cidade. 

"É com o coração transbordando de alegria, depois de mais de um ano e fruto de muito planejamento, estamos, finalmente, retomamos as aulas presenciais nas nossas escolas. Sejam todos bem-vindos de volta, vamos manter os cuidados com a higienização", disse a prefeita Célia Sales.

Neste primeiro dia, estarão de volta às salas os estudantes do 5° e 9° anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA IV). E a cada semana subsequente um novo grupo retorna às unidades de ensino, seguindo pelos alunos dos 4° e 8° anos e EJA III, depois do 3° e 7° anos e EJA II, 2° e 6° anos e EJA I e, por fim, os alunos do 1° ano e da Educação Infantil e da Educação Especial. Para permitir a segurança e o distanciamento entre estudantes, professores e trabalhadores das escolas, o retorno às atividades também terá formato híbrido, com turmas no presencial com a capacidade de até 50% dos estudantes em sala de aula realizando rodízio em dias intercalados enquanto em outros dias alunos assistem às aulas de casa. 

Além dessas medidas, a prefeitura informou que promoveu uma parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, que usaram parte do orçamento para a aquisição de kits de higiene e proteção contra a Covid-19 para a volta às aulas. O investimento foi de mais de R,1 milhão, segundo o município. Ainda de acordo com a prefeitura, foram distribuídos nas escolas itens como álcool em gel, álcool líquido, protetor facial, termômetro, máscaras de proteção adulto e infantil, fita de isolamento para demarcação e tapete sanitizante. Outra ação foi a melhoria física nas unidades escolares, com a implantação de pias nos espaços internos para reforçar a higienização das mãos dos estudantes.

"Será um momento importante para todos nós, alunos, pais, professores, gestores e toda a equipe pedagógica, após um ano e meio da suspensão das aulas presenciais, tendo pela frente um grande desafio de readaptação com toda a segurança para minimizar os impactos que a pandemia trouxe ao aprendizado de crianças, jovens e adultos”, concluiu o secretário de Educação de Ipojuca, Francisco Amorim.      

Cronograma do plano de retomada 

1ª Etapa - 13/09/2021
Retorno 9º e 5º anos e EJA IV
2ª Etapa - 27/09/2021
Retorno 8º e 4º anos e EJA III
3ª Etapa - 04/10/2021
Retorno 7º e 3º anos e EJA II
4ª Etapa - 11/10/2021
Retorno 6º e 2º anos e EJA I
5ª Etapa - 18/10/2021
Retorno Educação Infantil, 1º ano e Educação Especial.

















Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL