Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Governo de PE lança programa que oferece bolsas para estudantes monitores da rede estadual

Publicado em: 22/09/2021 10:46 | Atualizado em: 22/09/2021 11:39

 (Foto: Kleyvson Santos/SEE)
Foto: Kleyvson Santos/SEE

Um projeto de lei foi enviado pelo Governo de Pernambuco para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com o objetivo de oferecer bolsas para resgatar a aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino que estão com dificuldades nos estudos. 

De acordo com a gestão estadual, o programa -Intitulado Monitoria PE- se divide em Monitoria de Aprendizagem voltado para estudantes da rede, que receberão bolsas para reforçar a aprendizagem dos alunos que estão com dificuldades, e o Monitoria de Busca Ativa, voltado para diminuir a evasão escolar por meio de ações que, segundo o governo, serão desenvolvidas por um profissional indicado pelas escolas. 

A expectativa da administração pernambucana é que os programas entrem em atividade a partir de 1º de outubro deste ano, a depender da aprovação da Alepe. 


O programa Monitoria de Aprendizagem é voltado para estudantes dos nonos anos do Ensino Fundamental e terceiros anos do Ensino Médio, e consiste numa bolsa de monitoria para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, no valor mensal de R$ 200. Os estudantes selecionados para serem monitores devem atuar junto aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem. Esses monitores serão acompanhados pela equipe pedagógica da unidade de ensino, informou a Secretaria de Educação e Esportes (SEE).

Dentro os critérios para participar do programa, estão: ter média superior a 7; ter disponibilidade de horário para dar suporte aos demais estudantes; participar de reuniões com a equipe pedagógica da escola; fazer planejamentos e estudar.

Ainda segundo a SEE, as escolas farão seus processos seletivos para selecionar os estudantes que serão beneficiados. Estão sendo disponibilizadas 1.008 vagas para Língua Portuguesa e 1.008 para Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental; e 2.556 vagas para Língua Portuguesa, e 2.556 vagas para Matemática no 3º ano do Ensino Médio, totalizando 7.128 vagas de Monitoria.

Busca Ativa
O programa de Monitoria de Busca Ativa, tem como objetivo resgatar os estudantes que apresentam dificuldades em frequentar as aulas. A Secretaria comunicou que 248 unidades de ensino espalhadas por todo o estado receberão profissionais que atuarão exclusivamente no resgate e na manutenção de permanência desses estudantes nas unidades de ensino.

Cada uma dessas unidades de ensino vai eleger este profissional, que deve atender a diferentes critérios, como: ser maior de 18 anos; conhecer e ter vínculo com as comunidades do entorno da escola; ser, preferencialmente, ex-aluno da unidade de ensino; e ser, preferencialmente, estudante de graduação. O Monitor de Busca Ativa deve ter disponibilidade para trabalhar 20 horas semanais, e ganhará uma bolsa mensal de R$ 800.  

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Manhã na Clube: ex-ministro Roberto Freire, dr. Cláudio Falcão e o advogado Pedro Avelino
Chama dos Jogos de Inverno é acesa
Manhã na Clube: Gilson Machado, Ministro do Turismo, dr. Érico Higino e o advogado Ivo Machado
Grupo Diario de Pernambuco