Diario de Pernambuco
Busca

AÇÃO

Detran divulga programação de conscientização para a Semana Nacional do Trânsito

Publicado em: 17/09/2021 15:41

 (Foto: Detran-PE/Divulgação)
Foto: Detran-PE/Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) comemora a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês, com programação que visa conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para maior segurança nas ruas e avenidas. Ao todo, estão programadas nove atividades no Recife e Região Metropolitana, com previsão de atingir um público superior a 2,6 mil pessoas, e reforçar o conceito "Pedestre e ciclista: ver e ser visto no trâsito".   

O programa inclui ações educativas, distribuição de brindes e adesivos, apoio a medidas de saúde, além de blitz preventivas e informativas. De acordo com o órgão, as atividades contam com a parceria de órgãos públicos e organizações privadas, com base no tema "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas", adotado para o ano de 2021 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A abertura oficial do órgão de trânsito de Pernambuco acontecerá na segunda-feira (20), das 8h às 11h, em parceria com a Prefeitura de Olinda, na Av. do Farol, nas imediações da agência dos Correios. Na cidade, será demonstrada a forma correta de realizar frenagem segura de motocicletas e a ação "Não Divulgue Blitz", ambas em formato drive-in. O Detran informou ainda que haverá um circuito educativo montado pela prefeitura. A ação contará com a participação da Operação Lei Seca, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Disnove/Yamaha e da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), além de parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE).

Ainda no dia 20, às 19h, será realizada uma live com mesa redonda voltada a debater os desafios, avanços e experiências relacionadas às aulas teóricas presenciais e remotas. A coordenação será da Gerência de Produção Pedagógica do Detran-PE com a participação de instrutores de trânsito de autoescolas e entidades credenciadas. O acesso será através do https://youtube.com/channel/UCh2k6cDIosPPWhPu5fd7o3w

Já na terça-feira (21), o Detran-PE realiza um adesivaço, das 9h às 12h, no Segundo Jardim da Av. Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Os adesivos serão afixados e vão abordar temas como uso da cadeirinha para crianças, colocação do cinto de segurança; evitar a mistura álcool e direção, além de outros assuntos voltados para a segurança no trânsito. Das 18h às 22h, acontecerá uma blitz itinerante direcionada aos ciclistas de serviços de delivery. Os técnicos da Educação para o Trânsito usarão o Detran Itinerante (caminhão equipado para ações externas), indo até os pontos de concentração dos entregadores (ciclistas), onde haverá distribuição de máscaras e coletes reflexivos. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, haverá ainda aferição de pressão e vacinação contra a gripe. A blitz terá como base o bairro de Parnamirim, próximo ao Faaca, e circulará em pontos variados dos bairros de Casa Forte, Zona Norte da cidade, e Boa Viagem.

A quarta-feira (22), quando será celebrado o Dia Mundial sem Carro, será utilizada para estimular o uso da bicicleta e da mobilidade ativa. Para isso, ocorrerá um desafio entre um ciclista e um condutor de veículo. Partindo às 7h40, ambos sairão do Parque da Jaqueira, na Zona Norte da Capital pernambucana, com destino ao Marco Zero, no Recife Antigo, para ver quem chega primeiro. 

No final haverá entrega de medalha e uma placa com a frase Bike Salva Vidas. Ainda durante a ação, o Detran informou que haverá distribuição de garrafinhas e squeeze para os ciclistas que circularem pelo trajeto. Em outro ponto, no Shopping Plaza, também haverá a entrega de medalha para ciclistas, além da exibição de vídeos educativos no circuito de TV do centro de compras.

Motocicletas           

Camaragibe, na Região Metropolitana, vai ganhar uma blitz educativa com o tema "frenagem segura", na quinta-feira (23). A movimentação será no Parque de Eventos da cidade, das 9h às 12h. A ação consiste em mostrar a forma correta de frear uma motocicleta para garantir mais segurança para pedestres e ciclistas. A exibição será no formato drive-in, para atender às condições de segurança sanitária. Nesse dia, haverá a participação da Disnove/Yamaha e da Moto Cruz, que vão instalar corta-pipas nos motociclistas abordados. À tarde, a partir das 14h, será realizada um encontro virtual, por meio do aplicativo Meet, para falar sobre "A moderna educação para o trânsito", com o coordenador de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Denatran), Everaldo Valenga. 

Já às 15h, ocorre outra live, dessa vez voltada para o programa Professor Amigo do Trânsito com a participação da professora Stella Santos, da cidade de Triunfo (PE). A conversa virtual vai reunir os indicados pelas prefeituras e professores e os órgãos de trânsito de Pernambuco para tratar da importância do trabalho em sala de aula.

O formato drive-in prossegue na sexta-feira (24), das 9h às 12h, dessa vez, na cidade de Paulista, no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, quando haverá abordagem de motociclistas para explanação sobre frenagem segura, com exibição da forma correta de frear. A operação também vai alertar sobre a necessidade do uso do capacete, respeito aos limites de velocidade e os perigos da mistura álcool e direção. Haverá participação das Disnove/Yamaha, Motoparts/Honda e Moto Cruz com instalação de antenas corta-pipas nas motocicletas abordadas. Já no sábado (25), as atividades ocorrem na cidade de Ipojuca, das 9h às 12h. Na entrada de Porto de Galinhas será realizada a blitz educativa sobre conflitos no trânsito para motociclistas, com a simulação de uma discussão no trânsito. A ação vai contar com a participação da Abrapsit e distribuição de squezee.

Para fechar a programação, no domingo (26), das 9h às 12h, e em parceria com o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), técnicos do Detran-PE vão distribuir flores aos ciclistas no Recife Antigo. Além disso, será feita entrega de brindes para adornar bicicletas, como agradecimento aos ciclistas por proporcionarem um trânsito mais seguro. Haverá também um passeio ciclístico no Cabo de Santo Agostinho, das 8h30 às 11h30. A Semana Nacional de Trânsito é realizada desde 1994. De acordo com o artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Contran é responsável por estabelecer o tema e cronograma das campanhas que deverão ser promovidas por todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. No artigo 326, o CTB determina que a Semana Nacional de Trânsito deve ser comemorada sempre no período de 18 a 25 de setembro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL