Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

DENÚNCIA

Conselho Regional de Educação Física solicita ao Facebook bloqueio de 92 perfis suspeitos de atividades ilegais em PE

Publicado em: 06/09/2021 18:21 | Atualizado em: 06/09/2021 18:39

 (Foto: Divulgação/MPPE)
Foto: Divulgação/MPPE
O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região de Pernambuco (CREF12/PE) solicitou ao Facebook Brasil o bloqueio de 92 perfis do Instagram, entre blogueiros e influenciadores digitais que estariam oferecendo treinos, dicas e outras atividades restritas ao profissional de educação física de forma ilegal. Um denúncia também foi encaminhada ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e oficializada em uma delegacia de polícia. 

As investigações foram conduzidas pelo Departamento de Orientação e Fiscalização do conselho desde o início da pandemia da Covid-19, em março deste ano, e teve como base denúncias recebidas pelo site da entidade e no acompanhamento de lives e postagens nas redes sociais. 

“Médico, nutricionista, engenheiro, fisioterapeuta, estagiário, coach, blogueiro, artista, fisiculturista, estudante universitário, atleta, pedagogo, influenciador digital, advogado ou qualquer outro profissional não pode orientar, dar dicas ou prescrever exercício físico. Apenas o profissional de Educação Física tem essa prerrogativa. Qualquer outro que faça algo dessa natureza responderá criminalmente”, afirmou o presidente do CREF de Pernambuco, Lúcio Beltrão, que também é advogado.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de exercício ilegal da profissão (artigo 47 da Lei das Contravenções Penais), propaganda enganosa (artigo 67 da Lei nº 8.078/90) e crime contra as relações de consumo, nos termos do art. 7º, VII, da Lei nº 8137/90.

Denúncias de atividades ilegais da profissão ou de espaços clandestinos de Educação Física podem ser feitas através do whatsapp (81) 9 8877 6678, pelo e-mail fiscalizacao@cref12.org.br ou pelo site https://www.cref12.org.br/denuncia/





Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco