Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

NOVO CONTRATO

Centro de Conservação de Mamíferos Aquáticos na Ilha de Itamaracá será recuperado

Publicado em: 15/09/2021 17:05

 (Foto: Matheus Ribeiro/Prefeitura de Itamaracá )
Foto: Matheus Ribeiro/Prefeitura de Itamaracá
A Empetur firmou, na manhã desta quarta-feira (15), na Ilha de Itamaracá, contrato de cessão para recuperação do imóvel na Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/CMA). Participaram da assinatura o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes; o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista; o presidente do ICMBio, Fernando César Lorencini; o diretor da DIBio, Marcos Aurélio Venâncio, e a coordenadora do ICMBio/CMA, Fábia de Oliveira Luna.

"Itamaracá é um dos destinos mais procurados do Litoral Norte. A cidade conta com belas praias e rica paisagem natural, favorecendo projetos e ações que foquem a preservação da biodiversidade da região. Este contrato de cessão vai permitir a continuidade dos projetos de reintegração das espécies marinhas ao seu hábitat natural”, comentou Novaes.

O novo contrato de cessão tem como foco promover ações para a conservação da espécie peixe-boi-marinho, como a recuperação, manejo e reintrodução de animais aquáticos ao seu hábitat, educação ambiental, além da Retomada da visitação pública nas instalações da Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos.

“A assinatura da nova cessão permitirá a organização de projetos para fins do fortalecimento do turismo no litoral norte do Estado. O contrato vai vigorar por 20 anos, e possibilitará a promoção de ações para a conservação da espécie peixe-boi-marinho”, pontuou Antônio.

O plano de ações do centro visa a recuperação de espaços como o cine auditório, museu e oceanários, entre outros ambientes. A reforma também vai priorizar a instalação de café, restaurante e de lojas de suvenires. O retorno da visitação turística ao “Centro Peixe Boi", que vai contribuir bastante para incentivar a retomada do turismo no Litoral Norte, contará com guias e receptivo capacitados pela Empetur.

“Para a ICMBio, é muito importante a parceria com o Governo Federal e com o Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo e da Empetur, para a cessão do espaço, que abriga o Centro de Mamíferos Aquáticos. Isso nos dá a oportunidade de podermos juntar todos os esforços para propiciar uma melhor condição, estrutura e um reavivamento do potencial turístico do nosso centro e de Itamaracá. Este é um passo simbólico para o avanço da preservação ambiental”, comemorou Lorencini.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à gordofobia vira lei no Recife
Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Grupo Diario de Pernambuco