NOVO CONTRATO

Centro de Conservação de Mamíferos Aquáticos na Ilha de Itamaracá será recuperado

Publicado em: 15/09/2021 17:05

 (Foto: Matheus Ribeiro/Prefeitura de Itamaracá )
Foto: Matheus Ribeiro/Prefeitura de Itamaracá
A Empetur firmou, na manhã desta quarta-feira (15), na Ilha de Itamaracá, contrato de cessão para recuperação do imóvel na Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/CMA). Participaram da assinatura o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes; o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista; o presidente do ICMBio, Fernando César Lorencini; o diretor da DIBio, Marcos Aurélio Venâncio, e a coordenadora do ICMBio/CMA, Fábia de Oliveira Luna.

"Itamaracá é um dos destinos mais procurados do Litoral Norte. A cidade conta com belas praias e rica paisagem natural, favorecendo projetos e ações que foquem a preservação da biodiversidade da região. Este contrato de cessão vai permitir a continuidade dos projetos de reintegração das espécies marinhas ao seu hábitat natural”, comentou Novaes.

O novo contrato de cessão tem como foco promover ações para a conservação da espécie peixe-boi-marinho, como a recuperação, manejo e reintrodução de animais aquáticos ao seu hábitat, educação ambiental, além da Retomada da visitação pública nas instalações da Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos.

“A assinatura da nova cessão permitirá a organização de projetos para fins do fortalecimento do turismo no litoral norte do Estado. O contrato vai vigorar por 20 anos, e possibilitará a promoção de ações para a conservação da espécie peixe-boi-marinho”, pontuou Antônio.

O plano de ações do centro visa a recuperação de espaços como o cine auditório, museu e oceanários, entre outros ambientes. A reforma também vai priorizar a instalação de café, restaurante e de lojas de suvenires. O retorno da visitação turística ao “Centro Peixe Boi", que vai contribuir bastante para incentivar a retomada do turismo no Litoral Norte, contará com guias e receptivo capacitados pela Empetur.

“Para a ICMBio, é muito importante a parceria com o Governo Federal e com o Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo e da Empetur, para a cessão do espaço, que abriga o Centro de Mamíferos Aquáticos. Isso nos dá a oportunidade de podermos juntar todos os esforços para propiciar uma melhor condição, estrutura e um reavivamento do potencial turístico do nosso centro e de Itamaracá. Este é um passo simbólico para o avanço da preservação ambiental”, comemorou Lorencini.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL