Vida Urbana
FORMAÇÃO
Cendhec realiza formação sobre Interseccionalidade e educação pública com a pedagoga Benilda Brito
Publicado: 29/09/2021 às 20:00

/Foto: Divulgação
O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) realiza nesta quinta-feira (30) a formação “Interseccionalidade e Educação Pública. Classe, raça e gênero por uma escola transformadora”. O evento é uma iniciativa do Cendhec dentro das ações do projeto “Na Trilha da Educação. Gênero e Públicas para Meninas”, que conta com apoio do Fundo Malala. A formação acontece das 18h30 às 21h30, sendo realizada através da plataforma online Zoom do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e transmitida simultaneamente pelo canal do YouTube do Cendhec ao público geral.
O objetivo da atividade é fortalecer a rede de educadoras e educadores, gestoras e gestores de escolas públicas, bem como educadoras/es sociais e estudantes no combate às desigualdes de gênero, raciais e de classe social na educação pública.
A formação será conduzida pela pedagoga Benilda Brito, mestra em Gestão Social pela UFBA, fundadora do Odara Instituto da Mulher Negra e uma das ativistas pela educação do Fundo Malala. A educadora compartilhará iniciativas de enfrentamento ao racismo estrutural por uma perspectiva negra e feminista.

Integrante da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), a trajetória de Benilda Brito é enraizada nas perspectivas antidiscriminatórias em diferentes espaços da sociedade, atuando em órgãos de classe, instituições públicas e privadas, fomentando iniciativas de combate ao racismo e outras formas de opressão. “O movimento negro sempre teve como foco a educação como uma importante ferramenta de combate ao racismo – monitorando as taxas de evasão das meninas negras e propondo políticas públicas [para combatê-las]” afirma a pedagoga.
Últimas

Mais Lidas
