Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

TRÂNSITO

Blitz educativa do Detran-PE demonstra pilotagem segura

Publicado em: 24/09/2021 15:23 | Atualizado em: 24/09/2021 15:27

 (Foto: Tullio Amaral Dias/DetranPE)
Foto: Tullio Amaral Dias/DetranPE
Com orientações sobre pilotagem segura, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realizou blitz educativa, na manhã desta sexta-feira (24), nas imediações do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). A ação integrou as atividades da Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro. Em formato “drive in”, a blitz abordou motociclistas e realizou demonstrações sobre frenagem segura. Além de orientar os pilotos sobre a forma correta de frear suas motocicletas, houve explicações sobre a necessidade do uso do capacete, respeito aos limites de velocidade e os perigos de mistura álcool e direção.       

A ação contou com a participação de profissionais da Disnove/Yamaha, Motoparts/Honda e Moto Cruz, que fizeram instalação de antenas corta-pipas nas motocicletas abordadas. As atividades da Semana Nacional de Trânsito incluem ações educativas, distribuição de brindes e adesivos, apoio a medidas de saúde, além de blitz preventivas e informativas definidas para a RMR. A previsão é de que, ao final da semana, as atividades tenham alcançado um público superior a 2,6 mil pessoas.

Desenvolvidas pela Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, juntamente com a Diretoria de Fiscalização, a programação tem parceria com órgãos públicos e organizações privadas, seguindo o tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, adotado para o ano de 2021 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, a Semana Nacional de Trânsito é realizada desde 1994. De acordo com o artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Contran é responsável por estabelecer o tema e cronograma das campanhas que deverão ser promovidas por todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. No artigo 326, o CTB determina que a Semana Nacional de Trânsito deve ser comemorada sempre no período de 18 a 25 de setembro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
Grupo Diario de Pernambuco