Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Bicicleta oferece mais agilidade no trânsito em horários de pico

Publicado em: 22/09/2021 14:17

 (Foto: Paulo Maciel/Detran-PE)
Foto: Paulo Maciel/Detran-PE
Nos horários de pico, a bicicleta é o transporte que garante mais agilidade para enfrentar o trânsito. É o que foi constatado no desafio realizado nesta quarta-feira (22), entre ciclistas e um motorista, que partiram do Parque da Jaqueira, nas Graças, às 7h40, com destino ao Marco Zero, no bairro do Recife. Enquanto o veículo percorreu o trajeto em 35 minutos, a bicicleta mais rápida finalizou o mesmo trecho, com cerca de 6km, em 25 minutos. A "disputa", promovida pelo Detran Pernambuco, fez parte da programação da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) e do “Dia Mundial sem Carro”, comemorado hoje, e contou com sete ciclistas, além do veículo.

Primeiro ciclista a chegar ao Marco Zero, João Bosco, considera importante a utilização de outros modais. “A bicicleta, além de reduzir o tempo de trânsito, reduz a poluição e permite realizar exercícios físicos”, analisa. Também pilotando uma das bicicletas, o gerente da Escola Pública de Trânsito de Pernambuco, Ivson Correia, que chegou logo após João Bosco, considera que valorizar o uso da bicicleta “É fundamental para um trânsito mais cidadão e inclusivo”.           

No local da chegada foi realizada a entrega de medalha e uma placa com a frase “Bike salva vidas”. Ainda durante a ação aconteceu distribuição de garrafinhas squeeze’s para os ciclistas que trafegavam pela área e material de divulgação, com destaque para a redução de congestionamentos e melhora na qualidade de vida, com o uso da bicicleta. Ao longo do dia, a programação também inclui a entrega de medalhas para ciclistas, no Shopping Plaza, e a exibição de vídeos educativos no circuito interno de TV do centro de compras.

Já na noite de segunda-feira (21), foi realizada uma blitz itinerante direcionada aos ciclistas dos serviços de entregas. Técnicos da Educação de Trânsito do Detran-PE, reunidos próximo ao Faaca, no bairro do Parnamirim, circularam pela região e distribuíram coletes reflexivos e máscaras de proteção contra a Covid-19 para os entregadores (ciclistas). Para a atividade, o grupo utilizou o Detran Itinerante, caminhão equipado para ações externas.   

As atividades da Semana Nacional de Trânsito incluem ações educativas, distribuição de brindes e adesivos, apoio a medidas de saúde, além de blitz preventivas e informativas definidas para o Recife e Região Metropolitana (RM), com previsão de atingir um público superior a 2,6 mil pessoas, e reforçar o conceito “Pedestre e ciclista: ver e ser visto no trânsito”.

Desenvolvidas pela Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, juntamente com a Diretoria de Fiscalização, a programação conta com a parceria de órgãos públicos e organizações privadas, seguindo o tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, adotado para o ano de 2021 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Morreu James Michael Tyler, o Gunther de Friends
Manhã na Clube: entrevistas com Alberes Lopes, Antônio César Cruz e Almir Reis
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Grupo Diario de Pernambuco