Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Agentes de trânsito do Recife realizam ação de doação de sangue

Publicado em: 23/09/2021 07:15

 (Foto: Hemope/Divulgação)
Foto: Hemope/Divulgação

Cinquenta agentes de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) realizam, nesta quinta-feira (23), uma doação de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). A ação tem o objetivo de chamar atenção da população para as vítimas de acidentes de trânsito graves, que precisam de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são a nona causa de morte no mundo, responsáveis por 1,25 milhão de óbitos. O último relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito do Recife (Compat) indicou que o Recife alcançou a meta da Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU, ao reduzir em 50,4% os acidentes de trânsito com vítimas fatais entre 2011 e 2020. 

Ainda assim, o Relatório de Segurança no Trânsito do Recife destacou que 107 pessoas morreram em sinistros de trânsito somente em 2020. O Compat registrou, ainda, as principais causas que levaram aos acidentes: a ingestão de álcool antes de dirigir foi a maior delas, seguida de imprudência.

Além dos mortos no trânsito, os feridos em decorrência dos sinistros representam uma grande sobrecarga para o SUS. Entre janeiro e agosto de 2021, o SAMU Metropolitano do Recife atendeu 3.013 ocorrências de trânsito.

Além disso, o DataSUS mostra uma média de 3.926 registros de hospitais do Recife com vítimas em Pernambuco. 

 

"A mensagem que queremos passar para a população é que o respeito à vida é essencial para prevenir sinistros de trânsito. Então estamos aqui, de mãos dadas com as equipes do SUS, para chamar a população ao respeito às leis de trânsito, especialmente quanto ao álcool e direção, que se revelou como a principal causa dos acidentes no Recife", afirmou Izaías Carvalho, agente de trânsito do Recife.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL