Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Agentes de trânsito do Recife realizam ação de doação de sangue

Publicado em: 23/09/2021 07:15

 (Foto: Hemope/Divulgação)
Foto: Hemope/Divulgação

Cinquenta agentes de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) realizam, nesta quinta-feira (23), uma doação de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). A ação tem o objetivo de chamar atenção da população para as vítimas de acidentes de trânsito graves, que precisam de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são a nona causa de morte no mundo, responsáveis por 1,25 milhão de óbitos. O último relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito do Recife (Compat) indicou que o Recife alcançou a meta da Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU, ao reduzir em 50,4% os acidentes de trânsito com vítimas fatais entre 2011 e 2020. 

Ainda assim, o Relatório de Segurança no Trânsito do Recife destacou que 107 pessoas morreram em sinistros de trânsito somente em 2020. O Compat registrou, ainda, as principais causas que levaram aos acidentes: a ingestão de álcool antes de dirigir foi a maior delas, seguida de imprudência.

Além dos mortos no trânsito, os feridos em decorrência dos sinistros representam uma grande sobrecarga para o SUS. Entre janeiro e agosto de 2021, o SAMU Metropolitano do Recife atendeu 3.013 ocorrências de trânsito.

Além disso, o DataSUS mostra uma média de 3.926 registros de hospitais do Recife com vítimas em Pernambuco. 

 

"A mensagem que queremos passar para a população é que o respeito à vida é essencial para prevenir sinistros de trânsito. Então estamos aqui, de mãos dadas com as equipes do SUS, para chamar a população ao respeito às leis de trânsito, especialmente quanto ao álcool e direção, que se revelou como a principal causa dos acidentes no Recife", afirmou Izaías Carvalho, agente de trânsito do Recife.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Morreu James Michael Tyler, o Gunther de Friends
Manhã na Clube: entrevistas com Alberes Lopes, Antônio César Cruz e Almir Reis
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Grupo Diario de Pernambuco