Adolescentes em acompanhamento psicossocial produzem peça de teatro sobre suicídio e automutilações
Publicado: 21/09/2021 às 10:03

(Fotos: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)
Um grupo de adolescentes que está sendo acompanhado no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil Professor Zaldo Rocha, no bairro da Encruzilhada, apresentará uma peça de teatro que vai abordar assuntos relacionados ao suicídio e automutilações na adolescência. A apresentação acontece nesta quinta-feira (23), quinta-feira (23), às 15h.
Intitulada "O troféu depois das cicatrizes", a apresentação foi construída como parte do processo terapêutico de cinco garotas, que produziram o texto da peça, e de dois garotos, que farão a organização do espetáculo. O trabalho tem como objetivo ajudar esse grupo, que está na faixa etária dos 14 aos 16 anos, a expressar os seus sofrimentos e realçar suas habilidades, como forma de socialização.
De acordo com a organização, o texto, que é autoral, traz a visão dos adolescentes sobre o tratamento e como tem sido a vida depois das marcas nos corpos. Além disso, apresenta uma mensagem para quem está assistindo à peça sobre como é difícil o sofrimento na adolescência.
A atividade faz parte da programação do Setembro Amarelo da Prefeitura do Recife (PCR), que chama atenção para cuidados relacionados à saúde mental. A PCR informou que a programação inclui a exibição do curta "Solitário Anônimo", no Compaz Governador Miguel Arraes, no próximo dia 29 e a apresentação de esquete do grupo de teatro do Consultório de Rua, que circulará, entre os dias 20 e 24, por escolas da Zona Norte, falando sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
De acordo com a prefeitura, nas unidades de saúde, os pacientes participarão de salas de espera e rodas de conversa. No dia 27, na Unidade Básica Tradicional José Dustan, na Iputinga, haverá uma palestra com o psiquiatra Kleber Varella. Já no dia 29, moradores da área da Upinha Chié, em Campo Grande, farão uma caminhada alusiva ao Setembro Amarelo pela comunidade. A programação completa está abaixo.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Os recifenses que precisarem de ajuda podem procurar os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de forma espontânea ou por encaminhamento de uma unidade da Atenção Básica. Os Caps tratam casos relacionados à saúde mental e ao uso de álcool e outras drogas. Os profissionais que trabalham nos Caps formam uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Confira os endereços: https://bit.ly/3ECa3nh.

