Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

REUNIÃO

Undime discute estratégias de volta às aulas nos municípios da Região Metropolitana

Publicado em: 26/08/2021 09:00 | Atualizado em: 26/08/2021 09:56

Neste 14º encontro, realizado em Ipojuca, o foco foi a apresentação da construção de um protocolo de voltas às aulas e como se dará esse retorno nas cidades da RMR. (Agnaldo Silva/Secom Ipojuca)
Neste 14º encontro, realizado em Ipojuca, o foco foi a apresentação da construção de um protocolo de voltas às aulas e como se dará esse retorno nas cidades da RMR. (Agnaldo Silva/Secom Ipojuca)
Secretários de Educação dos 14 municípios de que compõem a Região Metropolitana se reuniram em Ipojuca, através da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para traçar estratégias para minimizar os impactos da Covid-19 na Educação nos municípios. Neste encontro, o foco foi a apresentação da construção de um protocolo de voltas às aulas e como se dará o retorno nas cidades.

"Os encontros são importantes para dialogar, avançar e entender os problemas e desafios em comum, sendo um importante trabalho de construção, principalmente nessa questão da volta às aulas presenciais, a exemplo da infraestrutura, do transporte, da parte pedagógica para melhor atender alunos, pais e professores", destacou o secretário municipal de Ipojuca, Francisco Amorim.

Ainda segundo o gestor, "o desafio será imenso, mas na certeza que a aprendizagem e a segurança será fundamental para garantir essa volta".

A Região Metropolitana atualmente é composta pelos municípios de: Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Camaragibe, Recife (Capital pernambucana), Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, que foi sede deste encontro.

O evento marca a 14ª Reunião da Região Metropolitana da Undime, que é realizada mensalmente desde o início da pandemia, no qual os gestores trocam informações sobre dúvidas e soluções para o retorno das aulas. A reunião teve ainda a palestra do secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, falando sobre a experiência piloto do retorno das atividades na rede da municipal da Capital pernambucana.

A reunião aconteceu no hotel Marulhos, em Porto de Galinhas, e na abertura, os convidados assistiram apresentações de um quinteto da Orquestra Cidadã Meninos do Ipojuca e do grupo de teatro Educandartes, formado por alunos da Rede Municipal de Ensino. A prefeita Célia Sales (PTB), fez a abertura do evento.

"É com muita honra que recebemos este encontro aqui em Ipojuca. Poder receber esse grupo de gestores para discutir, criar estratégias, compartilhar experiências e saberes possibilitam uma melhor Educação para os municípios", destacou a prefeita. Também participaram do evento a vice-prefeita de Ipojuca, Patrícia Alves e o deputado estadual Romero Sales Filho.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco