Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MEDALHA

Presidente da Facepe e professor da UFPE, Fernando Jucá é condecorado pela Marinha do Brasil

Publicado em: 03/08/2021 17:45

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O professor Fernando Jucá, do Departamento de Engenharias Civil e Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), recebeu a Medalha Mérito Tamandaré, condecoração oferecida pelo Comando do 3º Distrito Naval da Marinha em reconhecimento ao apoio dado pela Facepe e Governo do Estado de Pernambuco nas pesquisas sobre o derramamento de óleo no litoral do estado.

Muitas das pesquisas desenvolvidas com foco na questão do derramamento de óleo no litoral nordestino foram empreendidas por pesquisadores da UFPE que, à ocasião e com o apoio da Facepe, criou o programa e a rede “UFPE SOS Mar”. Por meio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), a Universidade lançou edital emergencial sobre o tema, selecionando 13 projetos de extensão e cinco projetos de pesquisa como propósito de além da busca por soluções aos danos causados pelo óleo, a formação técnico-cidadã dos discentes da graduação por meio da participação social em contato direto com a comunidade afetada.

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) divulgou, em dezembro de 2019, o resultado do Edital 22/2019 – Apoio Emergencial para Estudos de Impactos e Mitigação da Contaminação por Petróleo no Litoral de Pernambuco. Lançado em meio à crise ambiental causada pelo derramamento de óleo que atingiu o litoral nordestino, o edital contemplou 12 projetos, dos quais seis são da UFPE.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Chama dos Jogos de Inverno é acesa
Manhã na Clube: Gilson Machado, Ministro do Turismo, dr. Érico Higino e o advogado Ivo Machado
Entre túmulos e livros: coveiro se prepara para lançar livro
Cenário de destruição apos tiroteios em Beirute
Grupo Diario de Pernambuco