Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CONCURSO

Prêmio "Espírito Público" abre inscrições até 5 de setembro

Publicado em: 26/08/2021 11:40 | Atualizado em: 26/08/2021 11:59

Nos anos anteriores, as atuações de dois servidores de Pernambuco foram reconhecidas nas áreas de Meio Ambiente e Educação. (Foto: Lucas Landau)
Nos anos anteriores, as atuações de dois servidores de Pernambuco foram reconhecidas nas áreas de Meio Ambiente e Educação. (Foto: Lucas Landau)
Estão abertas até o dia 5 de setembro as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Espírito Público 2021, dedicado aos profissionais públicos do País. O evento é uma iniciativa da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto humanize e a República.org, organizações da sociedade civil que atuam no fortalecimento das lideranças do setor público. A escolha dos três vencedores será feita por júris e comitês setoriais, com prêmios de até R$ 15 mil. As inscrições podem ser feitas pelo site www.premioespiritopublico.org.br. Iniciativas desenvolvidas nos anos anteriores por dois pernambucanos já foram premiadas.

“A pandemia, que agravou nossas desigualdades sociais e econômicas, mostrou mais uma vez como profissionais públicas importam e fazem a diferença na vida da população. Consequências da Covid-19 e do distanciamento social na saúde da população, perdas educacionais dos nossos jovens, aumento do desemprego e nosso retorno ao mapa da fome são desafios urgentes, que precisaremos endereçar com políticas públicas. Premiar as pessoas, equipes e instituições que trabalham incansavelmente para mudar essa realidade é nossa forma de reconhecer iniciativas que têm um impacto tremendo", destacou a co-diretora executiva da República.org, Ana Paula Pellegrino.

Em sua quarta edição, o Prêmio Espírito Público 2021 incluirá a área de Assistência Social na categoria Pessoas que Transformam e elege o tema Segurança Alimentar como foco da categoria Instituições que Transformam. Já na categoria Equipes que Transformam, a área da premiação este ano será Educação.

Seleção
A escolha dos vencedores das demais categorias será feita por júris e comitês setoriais compostos por profissionais notáveis do setor público e academia, representantes do terceiro setor e de organizações com grande experiência em temas afins, além de ganhadores de edições anteriores. Critérios como diversidade, impacto social, contribuição técnica, capacidade de mobilização e efeito multiplicador, iniciativa e integridade serão observados pelos jurados.

Pernambucanos se destacam
Algumas iniciativas desenvolvidas nos anos anteriores por dois pernambucanos já foram premiadas. Em 2019, a forte atuação do professor Glaucio Ramos Gomes foi homenageada. Entre outras iniciativas, ele criou diversos projetos que transformaram o acesso à educação dos 19 mil alunos da rede de ensino da cidade de Paulista. Já a servidora da Embrapa Maria Sonia Lopes da Silva foi escolhida em 2020 pelo seu diferencial de envolver o agricultor nos estudos do solo. Algo fundamental na implantação de importantes tecnologias sociais hídricas no Semiárido brasileiro.

Criado em 2018, o Prêmio Espírito Público busca contribuir para a ressignificação da imagem do profissional público no Brasil, provocando uma mudança positiva de mentalidade da sociedade em relação aos profissionais públicos. São objetivos desta premiação identificar, reconhecer e valorizar profissionais com Espírito Público e, assim, contribuir para uma gestão mais engajada, justa e efetiva para todos. O prêmio tem como objetivo ainda inspirar e estimular que outras pessoas ingressem na carreira pública e incorporem na sua atuação profissional o Espírito Público.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à gordofobia vira lei no Recife
Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Grupo Diario de Pernambuco