Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PREVENÇÃO

Prefeitura do Recife realiza mutirão contra arboviroses no Ipsep e em Passarinho

Publicado em: 27/08/2021 15:44

 (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Foto: Marcos Pastich/PCR
O mutirão contra o mosquito Aedes aegypti deste fim de semana, promovido pela Prefeitura do Recife, chega aos bairros do Ipsep, na Zona Sul, e do Passarinho, na Zona Norte. Nos dois dias, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde vão fazer visitas a 2.100 imóveis ao total. Além do trabalho de enfrentamento das arboviroses, no bairro do Passarinho, a ação, que acontece no sábado, também terá desratização e vacinação antirrábica animal.

As atividades em campo ocorrem entre 8h e 13h. No sábado (28), serão visitados 1.300 imóveis – sendo 800 no Ipsep e 500 em Passarinho. Nesta última localidade, o mutirão vai contar com a parceria de promotores da campanha ‘Bora Se Cuidar’, que vão acompanhar os 13 agentes de combate às endemias para fazer abordagens educativas com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, e também outras doenças. A Sesau também irá disponibilizar vacinação antirrábica para cães e gatos da região.

Já no domingo (29), os asaces vão visitar 800 residências do Ipsep para verificar a existência de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, fazer eliminação mecânica dos focos, aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água e orientar os moradores sobre o que fazer para evitar a proliferação do mosquito. Também serão visitados 12 pontos estratégicos da área, que são locais com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade.

Os locais escolhidos para receber as inspeções apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. De janeiro até agora, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Prefeitura do Recife visitaram mais de 1,4 milhão de imóveis da capital e cerca de 11 mil pontos estratégicos de monitoramento.

O site Conecta Recife (conectarecife.recife.pe.gov.br) ou app Conecta Recife, abrangem, na plataforma, a possibilidade de os moradores da cidade acionarem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente para vistoriar áreas com possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à gordofobia vira lei no Recife
Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Grupo Diario de Pernambuco