Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

TESTES

Prefeitura do Recife leva ação de testagem de Covid-19 para seis localidades

Publicado em: 31/08/2021 20:00

 (Foto: SAM PANTHAKY/AFP)
Foto: SAM PANTHAKY/AFP
A Prefeitura do Recife anunciou, na noite desta terça-feira (31), que vai oferecer testagem para a Covid-19 em seis localidades da cidade, nesta quarta-feira (1). De acordo com o município, o principal objetivo da ação, que está dentro do Programa TestaPE, do Governo de Pernambuco, é contribuir para a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. A testagem é gratuita.

Os testes serão ofertados, das 8h às 16h, na Estação de Metrô Joana Bezerra, no Centro do Recife; no Compaz Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, no Conselho de Moradores do Alto Santa Izabel, em Casa Amarela; e no Mercado de Nova Descoberta, na Zona Norte da Cidade; no Buraco da Velha Polo da Academia da Cidade, em Brasília Teimosa, na Zona Sul da Capital e na Associação dos Moradores do Barro, na Zona Oeste do Recife. Qualquer pessoa pode fazer o teste, basta apresentar um documento de identificação. Segundo a prefeitura, o resultado fica pronto em até 30 minutos.

A prefeitura informou ainda que desde o início da ação, na segunda-feira (30), já foram realizados 1.210 testes, dos quais 38 tiveram resultados positivos.

Como funciona?

Por meio de nota, a Prefeitura do Recife explicou que na primeira etapa os testes serão aplicados por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas - como mercados públicos, estações de metrô, escolas municipais - e em pontos de vulnerabilidade social de 22 localidades, que foram selecionadas a partir da análise de critérios como Índice de Desenvolvimento Humano, cobertura vacinal e cobertura de Estratégia de Saúde da Família.

O município disse ainda que os casos positivos estão sendo cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada. Se as equipes de saúde identificarem pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, será feito agendamento no local para a realização do RT-PCR, por meio do Atende em Casa.

Durante a ação, também serão feitas abordagens educativas sobre a importância da vacina contra a Covid-19, e as pessoas que não tiverem recebido nenhuma dose ou não tiverem o esquema vacinal completo poderão agendar, através do Conecta Recife, para tomar a dose.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Tudo pronto para o lançamento da primeira viagem espacial para turistas
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Sérvio Fidney e Ana Holanda
Grupo Diario de Pernambuco