Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

BUSCA E APREENSÃO

Operação Smurf mira prefeitura de Alagoinha, empresas e servidores públicos

Publicado em: 26/08/2021 08:37

 (Foto: MPPE/Divulgação)
Foto: MPPE/Divulgação
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do Gaeco e Polícia Militar de Pernambuco deflagraram, na manhã de desta quinta-feira (26), a operação Smurf nas cidades de Alagoinha, Pesqueira e Garanhuns, Agreste do estado. Estão sendo cumpridos os mandados de busca e apreensão na prefeitura de Alagoinha, empresas e servidores públicos. O nome da operação vem do método conhecido como "smurfing", que consiste na lavagem de dinheiro em que o criminoso distribui o dinheiro fracionado em diversas contas bancárias, variando os dias e locais, para espalhar o montante com facilidade e dificultar o rastreio da polícia.

De acordo com o promotor Frederico Magalhães, coordenador do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), a investigação que foi iniciada em 2019,  e tem o objetivo de colher documentos e equipamentos eletrônicos que possam contribuir com a investigação dos nove alvos distribuídos nos três municípios, sendo a base em Alagoinha. Na ocasião, duas pessoas foram conduzidas até a delegacia por portar arma de fogo de forma irregular.

“A operação está sendo realizada em empresas, residências e prédios públicos visando solidar a investigação e trazer mais subsídios que possam confirmar a para  a hipótese que está sendo apurada. A investigação ainda está em curso e não descartamos a possibilidade de novas atividades no momento futuro”, comentou o coordenador do Gaeco.

Foram apreendidos aparelhos celulares dos indivíduos alvo da operação, cheques, notebook, HDs e pendrives, CPU, documentos e dinheiro. Os investigados foram notificados para comparecerem na segunda-feira (30). O não comparecimento dos investigados poderá configurar crime de desobediência.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Após erupção do vulcão Cumbre Vieja, especialistas temem gases tóxicos
Manhã na Clube: Lucas Ramos (Sec. de Ciência e Inovação de Pernambuco) e dr. Catarina Ventura
Na ONU, Bolsonaro diz ser contra passaporte sanitário
Manhã na Clube: Augusto Coutinho, Laurice Siqueira, Frederico Preuss Duarte e Kaio Maniçoba
Grupo Diario de Pernambuco