Diario de Pernambuco
Busca

TRANSTORNO

Moradores reclamam de obras em trecho da Estrada do Encanamento, na Zona Norte do Recife

Publicado em: 06/08/2021 13:00 | Atualizado em: 06/08/2021 17:27

 (Rômulo Chico/Especial DP)
Rômulo Chico/Especial DP
Uma obra de drenagem na Estrada do Encanamento, no trecho entre a Estrada das Ubaias e a Rua João Barbalho, entre os bairros de Casa Amarela e Casa Forte, na Zona Norte do Recife, vem causando transtornos para a população. De acordo com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a intervenção conta com a implantação de 320 metros de canaletas e mais 269 metros de tubulações de diâmetros variados, para a vazão das águas. As obras tem um prazo de término previsto para este mês e teve investimento na ordem de R$ 2,5 milhões. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que já finalizou três intervenções em outros pontos da área, e aguarda o avanço da obra da gestão municipal para concluir mais dois trechos faltantes.

O funcionário público João Gomes, 63 anos, morador de uma residência as margens da Estrada do Encanamento, disse que está insatisfeito com a condução das obras na localidade. “Todas as obras são necessárias. Agora, a maneira como é processado que é uma questão. O serviço está todo atrasado, o que dificulta o acesso para todos nós que moramos ou trafegamos aqui. Essa obra já está assim há mais de três meses”, relata.

O homem ressalta que apesar dos serviços terem o objetivo de melhoria da área, na prática só ocasionou mais trânsito e piorou a situação. “Recentemente fizeram um serviço na Estrada das Ubaias, e colocaram as tubulações de mais de 1,20 m de diâmetro, com uma extensão de mais de 60 m. E o que aconteceu? Depois que colocaram e passaram o asfalto, logo em seguida afundou tudo. Vários buracos surgiram e com eles os esgotos sanitários foram comprometidos. É muito complicado quando chove. Espero que venha a melhorar a situação, sem contar que há um hospital bem aqui em frente”, relata.

De acordo com a Emlurb, o prazo de execução da obra, que começou no dia 2 de fevereiro, é de 180 dias, e compreende o trecho entre a Estrada das Ubaias e a Rua João Barbalho, para melhorar o escoamento de águas das chuvas da Estrada do Encanamento.

O entregador Nado Gomes, 47 anos, que trabalha com vendas numa gráfica da região, e faz o trajeto há mais de 10 anos, relata as dificuldades na localidade. “Essa área geralmente apresenta dificuldades para poder ter acesso aqui”, diz o vendedor, enquanto preparava-se para sair do estacionamento do Hospital dos Olhos Santa Luzia, com sua motocicleta.

“Agora o problema todo é para sair. Pois é preciso ir pelo lado de Casa Amarela, justamente por conta dessas obras aqui. E eu acho que essa reforma nunca mais vai acabar, porque já faz muito tempo. Muito tempo mesmo!”, complementa o homem. “Quando é preciso que eu venha para o lado de cá, eu fico até triste. Só por causa do engarrafamento, e observe que eu estou pilotando uma moto. Fico pensando em que está dirigindo um carro. Por causa dessas obras, o percurso que faço é muito maior. Do ponto onde trabalho, até aqui seria no máximo uns 15 minutos. Agora, infelizmente, são quase 30 minutos, e isso porque vou driblando o trânsito todo”.

O entregador Felipe Ventura, 35 anos, também relatou os problemas causados pelo esgoto, diante do afundamento da pista causado por obras anteriores. “Eu estou todo dia por aqui e vejo que essas obras causam um engarrafamento muito grande. E justamente por conta disso, preciso fazer um trajeto maior para fazer as minhas entregas. Faz muito tempo que esses serviços não acabam. A Estrada das Ubaias, onde passaram vários canos, está toda afundando. Quando chove, tudo fica alagado. O esgoto é o primeiro que aparece. Qualquer chuvinha alaga a rua. Os carros precisam arrodear para não passar pelo trajeto. Na verdade, essas obras não resolvem nada. E meu trabalho totalmente prejudicado, porque quando alaga, preciso fazer outro trajeto o que atrasa as minhas entregas”.

A Compesa, por meio de nota, ressaltou que as intervenções de requalificação do sistema de drenagem estão sendo executadas pelo município. “A Compesa informa que não há mais qualquer ponto de extravasamento de esgoto na Estrada das Ubaias, já tendo sido adotados todos os procedimentos técnicos e operacionais necessários para evitar essa situação até a conclusão da obra em curso”, informa o texto. A Companhia informou, ainda, que as ligações clandestinas de esgoto encontradas na rede de galerias de águas pluviais (drenagem) foram retiradas.

A Emlurb informou que está executando obra de drenagem para a implantação de 320 metros de canaletas e mais 269 metros de tubulações. A autarquia ressaltou que o prazo de execução das obras ainda está valendo, e tem previsão de término para este mês. “A obra irá eliminar um ponto crítico de alagamento da região por meio da requalificação da rede de drenagem da Estrada do Encanamento”, diz o texto.
TAGS: recife | do | norte | zona | na | ubaias, | das | estrada | da | trecho | em | obras | de | reclamam | moradores |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL