Diario de Pernambuco
Busca

ENSINO

Itaú Educação lança observatório de capacitação com evento virtual

Publicado em: 18/08/2021 17:44 | Atualizado em: 19/08/2021 09:53

 (Ana Inoue, superintendente do IET. Foto: Divulgação)
Ana Inoue, superintendente do IET. Foto: Divulgação
O Itaú Educação e Trabalho (IET) vai lançar, no dia 20 de agosto, às 14h, o Observatório da EPT (Educação Profissional e Tecnológica), plataforma que, em seu módulo inicial, reúne uma variedade de informações sobre o ensino profissional e tecnológico, como notícias, pesquisas, materiais pedagógicos, e-books, podcasts, vídeos, dados, entre outras informações relevantes para o avanço da EPT no país. O espaço é totalmente gratuito.
Para marcar o lançamento do Observatório será realizado o webinar "Boas Práticas de EPT no Brasil", que contará com a apresentação de experiências bem-sucedidas no Distrito Federal, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. A abertura do webinar - que poderá ser acompanhado pelo perfil do IET no youtube ou diretamente no link https://www.youtube.com/watch?v=RLcXiKgZfHM - será feita pelas gestoras do Itaú Educação e Trabalho, a superintendente Ana Inoue, e a gerente de Gestão do Conhecimento, Carla Chiamareli, que fará a mediação do evento.

As boas práticas em ensino profissional serão apresentadas por representantes das secretarias estaduais de educação. O Distrito Federal vai apresentar o desenvolvimento e resultados da sua parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem (Senac e Senai). Já a Paraíba vai falar sobre o Programa Estadual Primeira Chance, e Pernambuco apresentará a iniciativa de Formação Continuada a Distância. Por sua vez, o Piauí vai demonstrar o case desenvolvido em uma escola estadual de Teresina sobre Aprendizagem, e o Rio Grande do Norte também vai expor um case de uma escola estadual de tempo integral, sobre a oferta de cursos e parcerias com o mundo do trabalho. Por fim, São Paulo vai apresentar o tema "Como organizar a EPT no novo Ensino Médio".

A segunda parte do evento vai ser dedicada à demonstração das ferramentas e informações do Observatório da EPT, que pretende ser um espaço coletivo e em constante transformação e atualização, com o intuito de apoiar o desenho e a implementação de políticas públicas de EPT no Brasil. O Observatório da EPT é para todos que têm interesse e estão diretamente envolvidos com a temática das juventudes e do trabalho para os jovens, que querem aprender, conhecer, aprofundar e trocar experiências.

"Nossa preocupação é com o jovem e sua inserção digna no mundo do trabalho. Ele está no centro do nosso olhar e da nossa ação. Queremos que o Observatório da EPT ajude a desmistificar a Educação Profissional e Tecnológica, mostrando que ela é só uma etapa na trajetória formativa do estudante, e não uma opção restrita e em detrimento da universidade. Com o impacto da tecnologia, da sustentabilidade e da diversidade, o futuro do trabalho é a aprendizagem ao longo da vida, e a formação continuada é necessária a todos, independentemente da carreira que escolham", afirmou Ana Inoue.

Observatório da EPT
A EPT não se restringe apenas ao ensino médio. Se trata de uma modalidade de ensino que vai da educação básica à pós-graduação. Visa à formação geral do aluno e sua preparação para o mundo do trabalho e representa uma oportunidade de qualificação dos jovens brasileiros.

Gestores de políticas públicas, pesquisadores e especialistas em educação vão encontrar no Observatório da EPT desde explicação sobre o que é a EPT, a sua evolução no Brasil, um "Raio-X" da EPT em cada estado, boas práticas, até conteúdos como e-books, pesquisas, infográficos , materiais pedagógicos , podcasts e vídeos. Além disso, há uma área dedicada a notícias e eventos sobre o tema, incluindo webinários, seminários, debates, estudos, pesquisas e levantamentos de dados organizados e analisados pelo Itaú Educação e Trabalho (IET) e instituições parceiras. O Observatório da EPT traz ainda dados sobre a modalidade em outros países.

A plataforma também pretende oferecer ferramentas gratuitas que auxiliam gestores a criar e implementar políticas públicas que promovam novas formas de ensinar, de inserir os jovens no mundo do trabalho e de alavancar a sua continuidade nos estudos. Gestores educacionais podem acessar, por exemplo, uma planilha completa com os 227 cursos registrados no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC , separados por área de conhecimento. A planilha apresenta a infraestrutura mínima requerida e o nível de complexidade para a implementação de cada curso.

EPT no Brasil 
Um estudo desenvolvido pelo IBGE com base na PNAD de 2014 mostra que profissionais formados em cursos técnicos têm, em média, um acréscimo de 18% na renda em relação a pessoas com perfis socioeconômicos semelhantes que concluíram apenas o ensino médio regular. No Brasil o número de matrículas da Educação Profissional e Tecnológica representa 11% em relação à rede tradicional. Já nos países integrantes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) este número aumenta, em média, para 42%.

Em 2019, foi a primeira vez que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) incluiu o desempenho desses estudantes nos resultados do Ideb, índice que calcula o desenvolvimento da educação básica no Brasil.

Itaú Educação e Trabalho 
O Itaú Educação e Trabalho (IET) faz parte da Fundação Itaú para Educação e Cultura . Atua há mais de uma década em parceria com entidades civis e o poder público. Apoia e incentiva a implantação de políticas de EPT que contribuam para melhorar a qualidade da educação, com foco, sobretudo, na formação para o mundo do trabalho.%u202F%u202FPara o IET, a educação é um vetor de desenvolvimento social e econômico de uma nação. Por isso, atua para que os estudantes tenham uma formação qualificada para o mundo do trabalho, em uma realidade em constante mudança. E para que a educação possa criar o desejo nos jovens de seguir aprendendo em todas as etapas da vida. Saiba mais em: https://www.itaueducacaoetrabalho.org.br/
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL