Diario de Pernambuco
Busca

ÚLTIMA FASE CONCLUÍDA

Recife volta às aulas presenciais em toda a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 02/08/2021 18:15 | Atualizado em: 02/08/2021 18:49

 (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)
Foto: Rodolfo Loepert/PCR
A Rede Municipal de Ensino do Recife vai concluir o plano de retomada das atividades presenciais nas unidades escolares da rede nesta terça-feira (3). Nesta terceiro e última fase do processo, retornarão às salas de aula os estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. O cronograma também marca a volta da Educação Infantil. A retomada das atividades presenciais nas escolas e creches da Rede Municipal do Recife começou no dia 22 de julho, com o retorno dos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A Secretaria de Educação deu sequência ao processo na última terça-feira, 27 de julho, com o acolhimento das turmas do 4º, 5º, 6º  e 7º anos do Ensino Fundamental. 

A reabertura das unidades escolares da Rede Municipal do Recife só foi autorizada pelo Governo do Estado de Pernambuco em abril deste ano, mas desde o mês de janeiro a gestão municipal vem trabalhando na preparação de todas as unidades para permitir todo este processo de retorno às atividades presenciais com mais tranquilidade. “A volta às aulas é defendida por instituições nacionais e internacionais como Unicef e Organização Pan-Americana da Saúde, que afirmam que a interrupção das aulas presenciais trouxe impactos negativos para a educação e para as crianças”, disse Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

Além da elaboração de um protocolo sanitário, construído em parceria com a Secretaria de Saúde e com base no documento produzido pelo Governo de Pernambuco, a Secretaria de Educação realizou encontros formativos, oficinas de construção de planos de ação e planejamento estratégico com foco na organização escolar e nos planos de aulas para assegurar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Além disso, realizamos intervenções na infraestrutura em todas as nossas unidades. Instalamos novas pias, ampliamos a capacidade de armazenagem de água, cartazes de conscientização e a aquisição de itens como máscaras, termômetros, totens de álcool em gel, dispensers de álcool e sabão líquido, tapetes sanitizantes, pulverizadores, entre outros. Tudo para que os gestores, professores, demais profissionais e estudantes se sintam preparados para retornar”, pontuou Fred.

Ainda para dar uma segurança melhor aos gestores, professores e demais profissionais que trabalham em creches, por exemplo, foram adquiridos também face-shields, luvas e aventais. "É importante ressaltar que estes itens não são obrigatórios e não estão previstos no protocolo sanitário”, contou o secretário. Para a retomada das atividades presenciais, todas as escolas e creches realizaram o seu planejamento de retorno. A organização de acolhimento dos estudantes foi adaptada à realidade de cada unidade escolar. Durante todo o processo, as escolas e creches mantiveram o diálogo com a comunidade escolar, inclusive com as famílias dos estudantes. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL