Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

INFORMAÇÃO

Ativistas entregam recomendações sobre comunicação, HIV/Aids e Covid-19 ao Ministério da Saúde

Publicado em: 27/08/2021 18:53

 (Arquivo/ Agência Brasil)
Arquivo/ Agência Brasil
O Movimento Aids vai entregar ao Ministério da Saúde, na próxima terça-feira (31), uma lista com 40 recomendações afim de combater a desinformação sobre HVI/Aids e Covid-19. O documento, elaborado a partir dos debates promovidos pelo II Comunicaids, seminário realizado em julho pela Gestos (ONG que atua na defesa de direitos de pessoas com HIV/Aids), tem como objetivo não só prevenir a disseminação e contágio de ambos os vírus, mas fortalecer uma comunicação que não reforce estigmas e preconceitos contra a população que vive com HIV/Aids. 

Para a composição da lista foi considerado, como norte das recomendações, que o risco de contágio, tanto para HIV quanto para Covid-19, está ligado a determinantes sociais (gênero, raça, classe, entre outros). Tais fatores podem intensificar o grau de vulnerabilidade social e, consequentemente, a exposição a ambos os vírus. O documento, que será entregue ao diretor do departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), Gerson Pereira, também chama atenção para a necessidade de criação e manutenção de conteúdos direcionados para públicos específicos em diversos meios e plataformas
de comunicação.

Nesse último ponto, destaca-se a importância da valorização das pessoas que vivem com HIV/Aids nas peças de comunicação. As recomendações apontam sobre a necessidade de se adotar uma olhar mais humanizado, escolhendo os elementos textuais e visuais que "respeitem a figura humana e seus direitos fundamentais, bem como os princípios do Sistema Único de Saúde, valorizando assim a vida e os direitos sexuais e reprodutivos de todos os grupos sociais". 

Além da entrega da lista, haverá o lançamento da campanha contra o estigma, racismo e preconceito, preceitos que alicerçam a carta de recomendações.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à gordofobia vira lei no Recife
Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Grupo Diario de Pernambuco