Diario de Pernambuco
Busca

VACINAÇÃO

Secretário faz apelo para população tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Publicado em: 02/07/2021 13:10 | Atualizado em: 02/07/2021 13:14

 (Aluisio Moreira/SEI)
Aluisio Moreira/SEI
O secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, fez um apelo, em coletiva na manhã desta sexta-feira (2), para que a população complete o esquema vacinal, tomando a segunda dose dos imunizantes. De acordo com dados do Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), apenas 15,65% da população elegível para a vacinação concluiu o esquema de imunização, número que representa apenas 1.078.714 das segundas doses aplicadas.

“Gostaria de fazer um apelo para aqueles que estão com a segunda dose da vacina em atraso. Procure seus municípios para concluir o esquema vacinal, isso é fundamental. Tirando a vacina da Janssen, todas as outras todas as outras vacinas disponíveis precisam de duas aplicações e todas elas garantem uma proteção efetiva contra casos moderados e graves do coronavírus”, pediu André Longo.

De acordo com dados do Vacinômetro da SES-PE, até esta sexta-feira (2), foram aplicadas 4.229.323 de doses de imunizantes contra a Covid-19, sendo 3.099.056 para a primeira dose e apenas 1.078.714 para a segunda. Para a vacina de tipo dose única foram aplicadas 51.553. Os dados indicam que apenas 15,65% da população elegível para a vacinação teve o esquema completo de imunização.

“Todas as vacinas atingem o objetivo, que é garantir que a gente não tenha mais hospitalizações, que a gente recue fortemente esses casos de Síndrome Respiratória Aguda grave, que podem evoluir para a morte, apesar do melhor tratamento que possa ser disponibilizado. Então, a gente tem que insistir muito fortemente isso: precisamos que todos atentem para tomar a segunda dose”, acrescentou o gestor estadual.

Em Pernambuco, a taxa de transmissão da Covid-19 está mantida abaixo de 1 há 21 dias, segundo pesquisadores do grupo Covid-19 Analytics, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. A redução mínima dos indicadores da Covid-19, para impactar de fato na ocupação dos leitos, no entanto, precisa dos cuidados da população, como ressalta o secretário.

“Precisamos de um esforço a mais de todos. É preciso um cuidado necessário: o uso correto da máscara cobrindo a boca e o nariz; a lavagem das mãos e uso do álcool em gel se possível; distanciamento físico; distanciamento necessário e o comprimento dos protocolos setoriais. Como já disse, só com cada um fazendo a sua parte iremos manter o vírus sobre controle, salvar mais vidas e possibilitar a retomada de todas as atividades ao mesmo tempo que avançamos com a vacinação da população”, pede.

Segundo dados da SES-PE, a taxa de ocupação das UTIs está abaixo de 70%, a redução, ainda que preocupante, surge pela primeira vez desde outubro do ano passado. Na última semana epidemiológica (nº 25), encerrada no sábado (26/06), a Central de Regulação Hospitalar registrou uma redução de 18,3% nas solicitações por vagas de terapia intensiva na rede pública.

Apelo às gestantes
Ainda durante a transmissão da coletiva on-line, o secretário ressaltou a importância de grávidas e puérperas receberem a vacinação. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), desde maio, apenas 47,8% da população de grávidas e as puérperas foram imunizadas.

“Também faço um chamado especial as grávidas e as puérperas. Ainda em maio, Pernambuco foi pioneiro na iniciativa de vacinar todas as grávidas e puérperas, independente de comorbidades contra covid-19. Enviamos 100% das doses da Pfizer destinados para esse grupo, mas até agora apenas 47,8% dessa população foi vacinada”.

Em relação às primeiras doses foram vacinadas 55.656 gestantes e puérperas segundo a SES-PE; Ainda não há dados registrados sobre o número de segunda doses e da aplicação de vacinas de tipo dose única.

“A mortalidade materna aumentou muito em Pernambuco em 2020. Ela aumentou também no primeiro semestre de 2021, e nós precisamos conter a mortalidade materna e para isso precisamos que as mulheres dentro do seu pré-natal conversem com seus obstétricos e façam a vacinação, que é segura”, finaliza o secretário.
TAGS: secretário | faz | apelo | para | população | tomar | a | | dose | da | vacina | contra | a | covid-19 |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL