Diario de Pernambuco
Busca

AULAS

Recife retoma aulas presenciais nesta quinta, com a volta dos alunos do 8º e 9º ano; Simpere diz manter atividades remotas

Publicado em: 21/07/2021 20:41 | Atualizado em: 22/07/2021 19:19

 (Foto: Sandy James/Esp. DP)
Foto: Sandy James/Esp. DP
A retomada das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino do Recife, está marcada para a manhã desta quinta-feira (22). As aulas presenciais estavam suspensas desde para impedir a proliferação do vírus da Covid-19 nas creches e escolas. A retomada será gradual e atenderá primeiro os estudantes do 8º e 9º do ensino fundamental. Na terça (27) voltam a frequentar as aulas presenciais os alunos do 4º ao 7º ano.

No entanto, o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino do Recife (Simpere), que representa a categoria informou,  em nota oficial que, em assembleia, foi decida a manutenção das atividades remotas pelos professores do Recife- a adesão dos professores foi de 89%. A decisão se dá pelos professores que ainda não concluíram o ciclo vacinal contra a Covid-19, segundo o Simpere boa parte dos professores não tomou a segunda dose da vacina.

A Secretaria de Educação do Recife informou serem ilegais  as movimentações de greve que o Simpere vier a fazer. A decisão da ilegalidade do movimento partiu do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que tomou a decisão na última terça-feira (13), contando a partir do dia 22 de julho qualquer movimentação de greve é considerada ilegal. O desembargador responsável pela decisão também decidiu que caso a categoria não cumpra o calendário de retorno das aulas presenciais a multa será no valor de R mil por dia.

"A decisão destaca que a educação é um serviço essencial e que as rede municipais foram autorizadas pelo Governo do Estado a retornarem as atividades presenciais desde o mês de abril", informou em nota a pasta de educação do Recife. Segundo o levantamento do Simpere a deflagração da greve não foi aprovada pelos professores e teve 50% de votos negativos; 37% para votos positivo e 13% se abstiveram da escolha.

As próximas etapas para a retoma da educação no município são destinadas com a volta dos estudantes dos 1º, 2º e 3º anos, Educação de Jovens, Adultos e Educação Infantil, no  dia 3 de agosto.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL