Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

saúde

Recife promove vacinação itinerante contra gripe no Mercado de São José

Publicado em: 18/07/2021 16:18 | Atualizado em: 18/07/2021 17:43

IKAMAHÃ/ SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE

Nesta segunda-feira (19), as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe terão mais uma oportunidade para receber a vacina. As equipes da Secretaria de Saúde do Recife estarão no Mercado de São José, das 8h às 16h, vacinando o público-alvo. A ação acontece em parceria com o Procon-PE, que cedeu um ônibus para a vacinação itinerante. Até o momento, cerca de 300 mil pessoas receberam o imunizante, o que representa 47% da meta de 90% de cobertura vacinal, estipulada pelo Ministério da Saúde.

Ainda nesta segunda, a Prefeitura vai montar mais dois pontos volantes de vacinação contra a gripe. Das 8h ao meio-dia, equipes estarão vacinando a população no Mercado do Cordeiro, no Cordeiro. Já o Mercado de Água Fria, em Água Fria, recebe a ação das 8h às 16h.

Já na terça-feira (20), o ônibus estará estacionado no terminal de passageiros de Roda de Fogo, no Cordeiro. No mesmo dia, a vacinação itinerante chegará até o Mercado da Encruzilhada, situado no bairro de mesmo nome. Nos dois locais, a imunização acontece das 8h às 16h.

LOCAIS PARA VACINAÇÃO
Além desses pontos itinerantes, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife disponibiliza a vacina também em mais de 150 salas de vacina do município, de segunda a sexta, entre 8h e 17h, e também em três pontos volantes da cidade: Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Sítio Trindade (Casa Amarela) e no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio). No Dona Lindu e no Sítio Trindade, a vacinação ocorre de domingo a domingo. O ponto montado no Pátio do Carmo funciona de segunda a sábado, já que no domingo este ponto é deslocado para o Marco Zero (Bairro do Recife). Todos os locais têm o mesmo horário de funcionamento, das 8h às 17h.

PÚBLICO-ALVO
Podem receber a vacina, crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias); trabalhadores da saúde, idosos (a partir de 60) e professores dos ensinos básico e superior.

Também estão sendo vacinadas as pessoas com comorbidades (confira a lista aqui); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários. Além deles, também serão imunizados os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra covid-19 e gripe.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Homem com granada mobiliza polícia de Kiev
Manhã na Clube: entrevistas com Eduardo Leite (PSDB),  Sérgio Montenegro e Joaquim Francisco
Bolsonaro investigado: Não aceitarei intimidação
Manhã na Clube: entrevistas com prefeito João Neto (PL), dra Tamires Sales e advogado Rômulo Saraiva
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco