Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PROGRAMA

Projeto fornece orientação jurídica aos catadores de materiais recicláveis

Publicado em: 20/07/2021 10:44 | Atualizado em: 20/07/2021 10:45

 (Divulgação)
Divulgação
Cerca de 150 catadores de materiais recicláveis da Região Metropolitana foram beneficiados por um projeto da Rede de Favelas de Pernambuco (Re.Favela), através do programa Ecograna, que tem o objetivo de gerar renda aos trabalhadores da área e oferecer orientações jurídicas e de segurança do trabalho. A iniciativa atua em Igarassu e no Recife. Os catadores que quiserem orientações, podem entrar em contato pelo telefone (81) 9.8357.5994 ou pelas mídias sociais (@eco_grana).

“Além da proteção do meio ambiente, nosso trabalho também é social. Consiste em formalizar esses trabalhadores, trazer dignidade e gerar renda diante da crise econômica que enfrentamos em virtude da pandemia” explica a gestora ambiental, Risolane Oliveira.

De acordo com a Rede de Favelas, os resíduos são destinados às cooperativas de catadores localizadas nas periferias do entorno de onde foram coletados, formando assim uma rede de apoio e faturamento.

“Nosso trabalho ajuda reduzindo a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários, isso porque, infelizmente, metas ambiciosas como o fim dos lixões até 2014, já foram descumpridas no país. A nova meta do PNRS é reduzir para zero o número de lixões em todo o Brasil até 2024”, completa a gestora.

O sistema funciona através de uma plataforma de coleta de resíduos sólidos que propõe a implantação da coleta seletiva em órgãos públicos, empresas privadas e outros setores da sociedade civil, e também fornece aos trabalhadores equipamentos de Proteção Individual (EPI), orientações jurídicas e de segurança do trabalho.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco