Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ESTUDO

Pernambuco estuda anticoagulante em pacientes com Covid-19

Publicado em: 20/07/2021 15:24

 (Foto: Bruna Monteiro/Esp DP/Arquivo)
Foto: Bruna Monteiro/Esp DP/Arquivo
Um estudo inédito e multicêntrico desenvolvido para avaliar a possibilidade de uso do anticoagulante rivaroxabana em pacientes com Covid-19 leve ou moderada, realizada por hospitais, redes e institutos de pesquisa do Brasil (Coalizão COVID 19), incluiu um paciente pernambucano. 

O cardiologista Audes Feitosa é o principal investigador envolvido no estudo no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e afirma que o objetivo da investigação é testar a hipótese de que o medicamento esteja associado à redução de eventos complicadores como os tromboembólicos venosos (TEV),  a sobrevida sem ventilação mecânica e os cardiovasculares maiores (definidos como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral ou isquemia aguda de membro), além de morte fora do hospital não atribuído à acometimentos mais graves no período de 30 dias do acompanhamento.

O centro, que conta com apenas um paciente participando do estudo, está selecionando mais voluntários para a pesquisa. "É preciso ter mais de 18 anos de idade, ter sido avaliado em unidade de emergência com infecção provável ou confirmada por Covid-19 e tempo entre os sintomas e a inclusão no estudo menor que 7 dias para participar", explicou o cardiologista. 

Além disso, o paciente só pode ser inserido no estudo se apresentar sintomas leves ou moderados da doença, sem indicação clara de hospitalização, e pelo menos 2 fatores de risco para complicação, como hipertensão, obesidade, tabagismo, história de câncer não ativo, entre outros.

Os interessados em ajudar na pesquisa como voluntário, devem entrar em contato direto com o Centro de Pesquisa Clínica do PROCAPE/UPE, através do telefone: (81) 99722.6611

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco