Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

PE anuncia retomada de cirurgias eletivas, após redução nos indicadores da Covid-19

Publicado em: 02/07/2021 12:15

 (Reprodução/YouTube/SES-PE)
Reprodução/YouTube/SES-PE
O Governo de Pernambuco, em coletiva na manhã desta sexta-feira (2), anunciou uma redução de 23% dos indicadores da Covid-19 no Estado. De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, André Longo, a Região Metropolitana do Recife apresenta uma taxa de ocupação de UTI abaixo de 70%, o que permite iniciar um Plano de Reconversão de Leitos da rede pública, com o objetivo de permitir o atendimento de outras patologias (além da Covid-19) e a retomada das cirurgias eletivas, que haviam sido suspensas.

“Por mais uma semana, na quarta consecutiva, observamos redução dos indicadores da Covid-19 em Pernambuco, configurando um cenário epidemiológico em evolução positiva. Registramos um total de 1093 notificações de casos de SRAG aqui na semana epidemiológica 25, que representa uma redução de 23% na comparação com a semana 24 e de 63% quando comparamos 15 dias. Em relação as solicitações de leito de UTI, tivemos queda de 18,3% quando analisamos o Estado, como um todo, o que está levando a taxa de ocupação a cair abaixo de 70%. Ainda há diferenças, nós temos um evolução mais positiva e mais rápida na Região Metropolitana do Recife”.

Cirurgias eletivas
O secretário estadual também pontou que a Macrorregião I, que compreende a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata, se comparada com outras regiões do Estado, estão em fases diferentes do Plano de Convivência, o que permite o atendimento de outras patologias e a retomada segura das cirurgias eletivas na Rede Pública de Saúde.

“É importante deixar claro nesse momento nós não estamos falando em fechamento de leitos, mas sim, vagas que haviam sido transformadas em leitos que atendiam a pacientes não Covid-19 que foram transformadas para atender Covid e que agora voltam para o atendimento de outras patologias, onde podem ser rapidamente reconvertido em caso de necessidade”, explicou.

Transmissão do vírus
De acordo com o anúncio, o secretário explicou que durante o acompanhamento da Taxa de Transmissão da Covid-19 em Pernambuco, percebeu-se que os números se mantém a 21 dias abaixo de 1. “De acordo com várias instituições, mais com um dos sites que acompanhamos, que o site Covid-19 Analytics, o nosso RT está em 077, o segundo menor do país e dentro de patamares considerados de evolução para o controle da pandemia. Assim temos maior segurança para avançar no nosso Plano de Convivência”, destacou o secretário.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL