Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CONQUISTA

Parada da Diversidade de Pernambuco pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

Publicado em: 12/07/2021 11:55 | Atualizado em: 12/07/2021 12:55

 (Foto: Hesiodo Goes/Arquivo DP)
Foto: Hesiodo Goes/Arquivo DP
Após o mês do orgulho LGBTQIA+ cruel em Pernambuco, com o registro dos assassinatos de quatro mulheres trans no estado, uma aprovação importante para a comunidade pode acontecer no Recife. A Parada da Diversidade de Pernambuco pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. É o que espera o vereador Hélio Guabiraba (PSB), autor do Projeto de Lei 20/2021 que tramita na Câmara Municipal do Recife. Em 2021, o evento realiza a sua 20ª edição. 

A Parada da Diversidade de Pernambuco teve início na Avenida Conde da Boa Vista, em 28 de junho de 2002, e urgiu da necessidade de discussão sobre os direitos da comunidade LGBTQIA , além de pautar o fortalecimento de ações no enfrentamento da homofobia e de promoção da livre expressão da sexualidade. O evento ocorreu na via, no Centro do Recife, até a sua quinta edição. Com o aumento do público e após a reforma da Avenida Conde da Boa Vista, a parada precisou se deslocar, passando a ser realizada na Avenida Boa Viagem. 

Em 2020, no ano da 19ª edição, em virtude da Pandemia, a Parada da Diversidade foi exibida de forma virtual, com o tema “a resistência pela democracia”, dando oportunidade a artistas LGBTs locais.

"Esta Proposição não tem como finalidade apenas tornar a “Parada da Diversidade de Pernambuco” Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, mas também reforçar e apoiar a luta da comunidade LGBT por seus direitos e reconhecimento", afirmou o vereador em documento.  



 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco