Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

IMUNIZAÇÃO

Nenhum município pernambucano aplicou doses vencidas de vacina, afirma Amupe

Publicado em: 05/07/2021 15:55

 (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), afirmou, nesta segunda-feira (05), que nenhum município do estado aplicou doses da vacina AstraZeneca, um dos imunizantes utilizados contra a Covid-19, com a validade expirada. De acordo com a associação, todas as doses dos lotes distribuídos pelo Ministério da Saúde foram aplicadas antes da data limite de validade, que corresponde a 14 de abril de 2021.

Em nota, a Amupe disse que os municípios tem encontrado "problemas no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização (PNI) para preencher informações acerca do procedimento vacinal". 

O questionamento sobre a possibilidade de pessoas terem sido vacinadas com doses fora da validade surgiu na sexta-feira (02), quando a Folha de São Paulo informou que ao menos 26 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca foram aplicadas com o prazo de validade vencido em 1.532 municípios brasileiros. A informação foi tirada a partir de dados oficiais disponibilizados pelo próprio Ministério da Saúde. 

Também na sexta, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, através de nota, que “já entrou em contato com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE) para acionar os municípios que tiveram registro no sistema de aplicação de doses vencidas para que o gestor municipal, responsável pela aplicação das doses na população, avalie os casos, para verificar se a informação procede ou se foi erro de digitação, e faça a busca ativa das pessoas que efetivamente foram imunizadas com doses fora da validade”.

De acordo com a Amupe, no entanto, nenhum município do estado aplicou doses fora da validade.








Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com o prefeito João Campos (PSB) e o governador Paulo Câmara (PSB)
De origem humilde, potiguar Ítalo Ferreira é o primeiro ouro do Brasil em Tóquio
Manhã na Clube: entrevistas com Ubiracé Elihimas e Frederico Belfort
Manhã na Clube: entrevista com o médico geriatra Marcelo Cabral
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco