Vida Urbana
IMUNIZAÇÃO
Nenhum município pernambucano aplicou doses vencidas de vacina, afirma Amupe
Publicado: 05/07/2021 às 15:55

/Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), afirmou, nesta segunda-feira (05), que nenhum município do estado aplicou doses da vacina AstraZeneca, um dos imunizantes utilizados contra a Covid-19, com a validade expirada. De acordo com a associação, todas as doses dos lotes distribuídos pelo Ministério da Saúde foram aplicadas antes da data limite de validade, que corresponde a 14 de abril de 2021.
Em nota, a Amupe disse que os municípios tem encontrado "problemas no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização (PNI) para preencher informações acerca do procedimento vacinal".
O questionamento sobre a possibilidade de pessoas terem sido vacinadas com doses fora da validade surgiu na sexta-feira (02), quando a Folha de São Paulo informou que ao menos 26 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca foram aplicadas com o prazo de validade vencido em 1.532 municípios brasileiros. A informação foi tirada a partir de dados oficiais disponibilizados pelo próprio Ministério da Saúde.
Também na sexta, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, através de nota, que “já entrou em contato com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE) para acionar os municípios que tiveram registro no sistema de aplicação de doses vencidas para que o gestor municipal, responsável pela aplicação das doses na população, avalie os casos, para verificar se a informação procede ou se foi erro de digitação, e faça a busca ativa das pessoas que efetivamente foram imunizadas com doses fora da validade”.
De acordo com a Amupe, no entanto, nenhum município do estado aplicou doses fora da validade.
Últimas

Mais Lidas
