Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

COVID-19

Média de idade das vítimas letais da Covid-19 cai em Vitória de Santo Antão, afirma levantamento

Publicado em: 14/07/2021 10:22

 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória de Santo Antão)
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória de Santo Antão
A média de idade de pessoas que morrem pela Covid-19 ou por complicações da doença diminuiu no município de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco. O apontamento foi feito pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e Bem-Estar da cidade, que informou que a média de idade das vítimas letais era de 73 anos no primeiro semestre de 2021, com 105 mortes registradas. De acordo com a pasta, a idade das vítimas caiu para 61 anos em junho.

De acordo com o secretário de saúde de Vitória, Eudes Lorena, a diminuição das mortes de pessoas com idade acima dos 70 anos se deve, principalmente, ao avanço da vacinação no município, que hoje está imunizando pessoas a partir dos 37 anos de idade.

"Temos 4 tipos diferentes de vacinas sendo aplicadas em Vitória. São quatro pontos diferentes de vacinação, com cadastro on-line e presencial, e uma campanha massiva de conscientização para a importância de se completar o esquema vacinal", afirmou.

Segundo a pasta, a idade das pessoas que morreram varia de 4 a 100 anos de idade, com o registro de duas crianças: uma menina com quatro anos e outra, de 13 anos. Do total de mortos, o maior percentual está entre as pessoas de 60 e 79 anos, representando 47% do total das vítimas.  Cento e cinquenta e oito homens (55% do total) e 129 eram mulheres.

Tendência de Queda
A Secretaria de Saúde da cidade também comunicou que há uma tendência de queda  das mortes no município. De acordo com a pasta, neste ano maio foi o mês com mais mortes: 33 pessoas, seguido de abril com 21 mortes e março, com 20.

A Secretaria informou que em junho, foram registrados 19 óbitos. De acordo com a prefeitura, maio de 2020, foi o mês que mais munícipes perderam a vida para a Covid-19. O município registrou, somente naquele mês, 85 mortes. No total, 286 pessoas perderam a vida entre 3 de abril de 2020, quando foi registrado o primeiro óbito no município, até 30 de junho deste ano, informou a Secretaria de Saúde de Vitória de Santo Antão. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
EUA planejam abrir fronteiras para vacinados
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Doriel Barros (PT), Fernando Murta e Elmo Santos
Homem com granada mobiliza polícia de Kiev
Manhã na Clube: entrevistas com Eduardo Leite (PSDB),  Sérgio Montenegro e Joaquim Francisco
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco