Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Estudante da Rede Estadual participa de simulação de missão espacial a Marte

Publicado em: 07/07/2021 07:19

Projeto é coordenado pela Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB), no Rio Grande do Norte. (Divulgação)
Projeto é coordenado pela Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB), no Rio Grande do Norte. (Divulgação)
O estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Lucilo Ávila Pessoa, na Zona Oeste do Recife, Manoel Neto, de 18 anos, foi um dos 24 estudantes do Brasil a participar de uma missão espacial análoga virtual em Marte. Por meio do projeto Habitat Marte, o único representante de Pernambuco vivenciou uma experiência em uma estação baseada em solo marciano como um astronauta com missões diárias e apresentações de grupos por dia. A simulação aconteceu entre os dias 07 e 21 de junho e proporcionou aos participantes a experiência de serem astronautas análogos ao longo de dez encontros, que foram realizados totalmente de maneira virtual, até o fim da missão.

Entre as diversas atividades que foram desempenhadas nas instalações de Marte, destacam-se as funções de chefes, pesquisadores e engenheiros. Tudo se passou dentro de setes estruturas: estação principal, centro de saúde, centro de engenharia, centro de lançamento, de saneamento, de engenharia e de energia. O projeto é uma iniciativa da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), coordenado pela Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB), no Rio Grande do Norte.

Manoel contou que ficou em um grupo de lançamento, sendo o coordenador de rastreio e telemetria (tecnologia que permite a medição e comunicação de informações de interesse do operador ou desenvolvedor de sistemas) e fez uma simulação de pouso e lançamento de um foguete em Marte mostrando os tipos de antenas que iriam rastreá-lo e como funcionaria a sua telemetria. “Essa simulação teve uma repercussão muito grande e todos os participantes, inclusive o diretor-geral, Júlio Rezende, gostaram muito”, revelou o estudante do 3º ano do cursos de redes de computadores.
Manoel ficou em um grupo de lançamento e fez uma simulação de pouso e lançamento de um foguete em Marte  (Divulgação)
Manoel ficou em um grupo de lançamento e fez uma simulação de pouso e lançamento de um foguete em Marte (Divulgação)

“Após todos os grupos se apresentarem, tivemos uma última reunião onde me pediram para apenas montar em 3D a estação completa. Ao final, eu não só montei a estação completa como fiz um vídeo mostrando desde o lançamento daqui da Terra até mostrar todos os participantes da Missão 73 do Habitat Marte”, acrescentou.

O jovem ainda falou que sempre sonhou em participar desse projeto e que se sentiu inseguro de sua participação nele. “Ainda estava incerto de ser aprovado, tendo em vista que estava entre centenas de brasileiros. A partir do momento em que fui selecionado, eu percebi que teria que dar o meu melhor”, ponderou.

“Estou bastante realizado por fazer parte de algo tão grandioso e que estava em meus sonhos desde criança. Hoje eu posso demonstrar a todos a minha capacidade de ajudar em um projeto como este. No momento, acabei de dar o meu primeiro passo, representando o meu estado, sendo apenas a minha primeira conquista. Estou cada dia mais motivado a estudar e poder contribuir cada vez mais para a nossa sociedade através de projetos que visam o progresso da humanidade. Resumindo minhas palavras em uma frase: gratidão aos estudos”, finalizou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Chico Kiko, Diego Pascaretta e Rômulo Saraiva
Domitila, artivista e recifense que está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco