Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

VACINAÇÃO

Em seis meses de vacinação contra Covid-19, Recife já aplicou mais de 1,1 milhão de doses

Publicado em: 19/07/2021 19:23

 (Foto: IKAMAHÃ / Sesau Recife)
Foto: IKAMAHÃ / Sesau Recife
A Prefeitura do Recife celebra, nesta segunda-feira (19), seis meses do início da campanha de vacinação contra a Covid-19. De lá para cá, o Plano Recife Vacina tem acumulado avanços e elogios na trajetória para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Entre as conquistas estão a marca alcançada de mais de 1,1 milhão de doses aplicadas e o sistema de agendamento através da plataforma Conecta Recife.

A campanha de vacinação contra Covid-19, no Recife, começou no dia 19 de janeiro, com as equipes volantes indo nos serviços de saúde para garantir a imunização dos trabalhadores da saúde da linha de frente. Além disso, os profissionais também foram a Instituições de Longa Permanência para Idosos, residências inclusivas e de pessoas acamadas. Em seguida, o Recife foi uma das primeiras capitais do Brasil a vacinar os idosos a partir de 85 anos, no dia 27 de janeiro.

A aposentada Maria Márcia Barreto Carvalho, de 91 anos, foi a segunda pessoa da faixa etária a receber a vacina, na ocasião. Ela espera voltar a ter a liberdade que tinha antes da pandemia. “Voltei a sair quando preciso, mas ainda muito pouco, e sempre vou de máscara, levo álcool e não chego muito perto das pessoas. Nem eu nem ninguém da minha família teve Covid. Espero que todo mundo tome a vacina, porque traz esperança e bem estar para todos”, disse dona Maria.

À medida que foram chegando mais doses, o município conseguiu avançar nos grupos prioritários e também na vacinação da população em geral, que atualmente contempla os moradores com idade mínima de 34 anos.

Dados de internações e óbitos antes do início da vacinação mostram a importância da estratégia para o controle da pandemia e a eficácia das vacinas. Em junho, por exemplo, o número de casos de Covid-19 (tanto graves como leves) caiu 36% em relação ao mês anterior, em todas as faixas etárias.

Analisando o número de casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) confirmados para a doença, o recorte por faixas etárias mostra que houve redução de adoecimento na população com mais de 60 anos. Entre as pessoas com idade entre 60 e 69 anos, houve queda de 37,5%; diminuição de 52,9% na faixa entre 70 e 79 anos; e maior redução entre as pessoas maiores de 80 anos, com queda de 63% no número de casos confirmados para a doença.

A Prefeitura do Recife optou por oferecer um sistema 100% digital para realizar cadastro e agendamento da população elegível para receber a vacina contra a Covid-19: o Conecta Recife (http://conectarecife.recife.pe.gov.br). Dessa forma, a utilização da plataforma garante uma gestão eficiente do controle de estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomeração e filas nos centros de vacinação.

Desde o início da campanha, houve ampliação de nove para 25 pontos de vacinação na cidade – dos quais 11 são centros e 14 são pontos de drive-thrus. Para dar conta de toda essa estrutura, 862 trabalhadores atuam nos locais de vacinação, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, apoios administrativos e estagiários de vários cursos de saúde. Outros também foram chamados para atuar na assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. A campanha também conta com a parceria de várias empresas e instituições públicas e privadas em várias frentes.

Dados

Até agora, 1.113.996 doses já foram aplicadas desde o início da campanha. Desse total, 346.811 concluíram o esquema vacinal, com duas doses ou a vacina de dose única. Os detalhes estão disponíveis no Vacinômetro, dentro do Conecta Recife.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com o prefeito João Campos (PSB) e o governador Paulo Câmara (PSB)
De origem humilde, potiguar Ítalo Ferreira é o primeiro ouro do Brasil em Tóquio
Manhã na Clube: entrevistas com Ubiracé Elihimas e Frederico Belfort
Manhã na Clube: entrevista com o médico geriatra Marcelo Cabral
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco