Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Mata Atlântica

Suape inicia reflorestamento de áreas de Mata Atlântica

Publicado em: 04/06/2021 14:43

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (4), véspera do Dia Internacional do Meio Ambiente, o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape) anunciou o início do processo de reflorestamento de 61 hectares de Mata Atlântica na  Zona de Preservação Ecológica (ZPEC) localizada no Engenho Algodoais, no Cabo de Santo Agostinho. Na área, que equivale a 61 campos de futebol, serão plantadas 71 mil mudas de espécies nativas. 

Também foi anunciada a conclusão da restauração de outros 200 hectares na mesma área, onde 300 mil mudas foram plantadas. As plantas são cultivadas no Viveiro Florestal de Suape e, após o final da fase de plantio, começa o processo de manutenção até que a área atinja o status de floresta e possa ser considerada ecologicamente recuperada. 

O bioma da Mata Atlântica inclui mangue, restinga e floresta ombrófila densa. A empresa pública Suape realiza projetos para sua restauração desde o ano de 2010, quando se tornou signatária do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (PRMA), com a meta de recuperar 15 milhões de hectares até 2050. Até agora, mil hectares foram restaurados. 

“As mudanças climáticas exigem medidas de enfrentamento que, de fato, colaborem com a redução dos danos ao meio ambiente. As políticas de reflorestamento são ações importantes nesse combate e essa nova etapa representa mais um passo do que Suape entende como essencial e não apenas como uma boa prática de gestão. E Suape integrar o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica só chancela isso”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio. 

Suape destina 59% de seu território a atividades de preservação, proteção e controle dos recursos naturais da ZPEC, em cumprimento da determinação do Plano Diretor em vigor desde 2011, reafirmando o compromisso da empresa com uma agenda verde e sustentável, aliando o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Protesto em Brasília acaba com conflito entre indígenas e policiais
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras, Sérvio Fidney e Marcel Costi
Vacina contra a Covid-19 criada em Cuba tem eficácia de 92%
Pontos fundamentais para fazer uma transição de carreira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco