Diario de Pernambuco
Busca

PARCERIA

Suape e UFRPE fecham parceria de projetos acadêmicos na área ambiental

Publicado em: 11/06/2021 20:32 | Atualizado em: 11/06/2021 22:05

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente no Porto de Suape foi marcado, nesta sexta-feira (11), com a assinatura de um protocolo de intenções com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com o documento, as duas instituições poderão desenvolver um conjunto de projetos acadêmicos de ensino, extensão, pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. A parceria vai fomentar ações e projetos integradores voltados para a área ambiental, assim como soluções tecnológicas para o Complexo de Suape.

O protocolo foi assinado durante reunião on-line, que contou com a presença do diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; do diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal, Carlos Cavalcanti;   do reitor da UFRPE,  Marcelo Brito Carneiro Leão; entre outros diretores e colaboradores de Suape e profissionais ligados à universidade.

A parceria faz parte do Programa Suape Sustentável, que agrupa projetos acadêmicos relacionados à engenharia e tecnologia ambiental, biotecnologia, agrotecnologia, empreendedorismo e responsabilidade social.  “Com essa parceria, Suape se coloca como um centro de conexões e soluções no setor ambiental e se aproxima, mais uma vez, de projetos acadêmicos e inovadores, enriquecendo ainda mais as pesquisas e a educação superior em Pernambuco”, afirma o diretor-presidente da estatal portuária, Roberto Gusmão.

"Essa importante parceria com o Porto de Suape reflete a ideia da hélice quádrupla, quando se envolvem universidade, instituições ou empresas, o setor produtivo, organizações sociais e outros atores. Por meio do protocolo de intenções, poderemos promover ações relevantes, como as socioambientais, permeadas por inovação, pesquisa, empreendedorismo e sustentabilidade",  salienta o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.

MEGAMAR

Além da parceria com a UFRPE, Suape assinou contrato com a Fundação Apolônio Salles (Fadurpe) para o desenvolvimento do projeto Megamar, que tem a intenção de avaliar a diversidade e abundância relativa da megafauna presente no ecossistema marinho de Suape. Na última quinta-feira (10), o professor e pesquisador José Carlos Pacheco, da UFRPE, apresentou para os colaboradores da empresa toda a estrutura da pesquisa. “Essa iniciativa é uma parceria com o Porto de Suape e contempla, entre outras atividades, educação ambiental e pesquisas sobre a megafauna marinha”, destaca o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti. O projeto Megamar tinha como principal desenvolvedor o professor Fábio Hazin, que faleceu no último dia 7 em decorrência da covid-19.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL