Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OBRA

Secretária visita obra de ampliação da Estação de Tratamento do Cabanga, no Recife

Publicado em: 10/06/2021 20:44

 (Foto: Flávio Japa/PCR
)
Foto: Flávio Japa/PCR
A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, acompanhou, nesta quinta-feira (10), o andamento das obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos do Cabanga, na Zona Sul Recife. O serviço, executado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), vai beneficiar 500 mil habitantes e conta com investimento de R$ 102 milhões, oriundos de financiamento junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com contrapartida do Governo de Pernambuco. O diretor técnico e de Engenharia da Companhia, Flávio Figueiredo, também acompanhou a agenda.

Os trabalhos já atingiram o percentual de execução de 95% e tem previsão para entrega em outubro deste ano. O projeto viabiliza a elevação do nível da rede de esgotamento do sistema de tratamento de efluentes da Estação e contempla, ainda, obras de adequação e construção de novas unidades, aumentando a eficiência do processo de desinfecção de efluentes, que será feita por um sistema de raios ultravioleta. Dentre as unidades de serviço que estão construídas e requalificadas estão: as unidades de gradeamento fino, estações elevatórias: tanque de aeração; decantadores; medidores de vazão e digestores de lodo.

Fernandha Batista ressaltou o aspecto socioambiental proporcionado pela modernização do sistema de controle e tratamento de resíduos através da obra. “Todo esse cuidado é fundamental para garantir que as águas que são utilizadas nas casas, comércio e indústrias retornem para a natureza despoluídas. Isto contribui tanto para a preservação do meio ambiente quanto para a melhora da qualidade de vida das pessoas,” destaca a secretária.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Inflação tem maior alta para maio em 25 anos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco