Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SERVIÇO

Mamógrafo móvel disponibiliza 1.140 vagas para mulheres recifenses em junho

Publicado em: 01/06/2021 10:35 | Atualizado em: 01/06/2021 10:36

 (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)
Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife
O mamógrafo móvel circulará em 19 pontos da cidade, a partir desta terça-feira (1°), disponibilizando 1.140 vagas para mulheres recifenses de 50 a 69 anos. Para realizar o exame é preciso realizar o agendamento prévio nos locais onde o mamógrafo irá circular. Os agendamentos possuem limite de 60 vagas, podendo ser feitos de segunda a sexta-feira, sendo 30 pela manhã, das 8h às 12h, e outras 30 à tarde, das 13h30 às 17h.

Para fazer o exame, é necessário levar documento de identificação com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, as mulheres recebem o resultado em 20 dias, que deve ser retirado na unidade de saúde em que o veículo ficou estacionado ou no local mais próximo da ação. A mulher que está fora da faixa etária recomendada e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde onde é cadastrada para pegar um encaminhamento.

As mulheres devem permanecer atentas às mamas no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns dos sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco