Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CRIME

Jovem é flagrado usando uma suástica em shoppings de Caruaru

Publicado em: 17/06/2021 17:38 | Atualizado em: 17/06/2021 20:37

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Nesta quinta-feira (17) um rapaz que até o momento não foi identificado causou confusão e foi retirado do Caruaru Shopping pelos seguranças do centro comercial por circular no local com uma braçadeira contendo uma suástica, símbolo que representa o Nazismo. A conduta do jovem configura crime de apologia ao Nazismo. 

De acordo com a Lei 7.716/1989, "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena - reclusão de dois a cinco anos e multa". 

De acordo com Breno Melo, empresário e estudante que filmou o ocorrido, o rapaz estava circulando por dentro do Caruaru Shopping com a suástica no braço e, revoltado com a cena, decidiu confrontar o rapaz, que ao ser agredido alegou ser menor de idade. 

“Eu estava de manhã no shopping e topei com esse indivíduo. Custei a acreditar, achei que fosse pegadinha e continuei andando, mas o sangue foi subindo, eu dei meia volta e quando vi que era uma suástica mesmo, minha atitude foi partir para cima dele. Dei um murro na cara dele, ele caiu no chão e começou a gritar ‘eu sou de menor, você tá batendo num menor de idade, isso é meu direito à liberdade de expressão’. Eu parei, segurei ele e chamei o segurança do shopping, que botou ele sob custódia. Algumas pessoas começaram a hostilizar ele, minha esposa ficou muito nervosa e tive que sair de lá. Acreditei que o shopping faria alguma coisa, mas só fizeram expulsar ele”, afirmou a testemunha, que também fez filmagens da abordagem dos seguranças ao rapaz. 

Ao saber que a polícia não foi acionada, Breno decidiu se dirigir até a delegacia para fazer um Boletim de Ocorrência, na esperança de que o jovem seja identificado e responsabilizado por apologia ao nazismo. 

As informações pessoais do denunciante foram omitidas por razões de segurança (Foto: Cortesia)
As informações pessoais do denunciante foram omitidas por razões de segurança (Foto: Cortesia)
 
As informações pessoais do denunciante foram omitidas por razões de segurança (Foto: Cortesia)
As informações pessoais do denunciante foram omitidas por razões de segurança (Foto: Cortesia)
 

A assessoria de imprensa do Caruaru Shopping não emitiu nota sobre o caso, mas afirmou ao Diario de Pernambuco que a polícia não foi acionada, sendo realizada somente a condução do rapaz com a suástica no braço para fora do centro de compras. 

Informaram também que o mesmo jovem foi visto no Shopping Difusora, onde também usava a braçadeira com o símbolo nazista, informação que também está sendo difundida nas redes sociais, por outras pessoas que alegam tê-lo visto no estabelecimento. Por meio de nota, o shopping informou que o rapaz não identificado foi visto circulando pelo centro de compras e se retirou após os seguranças iniciarem sua abordagem e contato com as autoridades. Confira a nota na íntegra:
 
"O Shopping Difusora informa que, na manhã de hoje, 17/06, um jovem não identificado, foi visto, através do sistema de segurança, com símbolo da suástica na manga do casaco. No momento em que os seguranças do Shopping identificaram o símbolo, iniciaram o procedimento de abordagem e contato com as autoridades competentes para fossem tomadas as providências legais. Neste momento o mesmo deixou o local. O Shopping ressalta ainda que repudia toda e qualquer manifestação de apologia ao nazismo".

A gestora de Caruaru, Raquel Lyra, se manifestou sobre o caso através de uma rede social. A prefeita afirmou ser lamentável acontecerem episódios como esse e reforçou que é crime fazer apologia ao nazismo. Confira na íntegra:

"É lamentável que nos dias de hoje a gente se depare com episódios como o que aconteceu nesta quinta-feira, em nossa cidade. Apologia ao nazismo é crime! Não podemos aceitar isso!" 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Apesar dos protestos, começa a Olimpíada de Tóquio
Manhã na Clube: entrevista com o Presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP)
Em busca por vestígios de vida em Marte
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Mariz (Associação Brasileira de Energia Nuclear)
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco