Diario de Pernambuco
Busca

IMUNIZAÇÃO

Ipojuca inicia vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades no sábado

Publicado em: 06/05/2021 12:45

 (Foto: Divulgação/Ipojuca)
Foto: Divulgação/Ipojuca
A Prefeitura de Ipojuca, no Grande Recife, anunciou, nesta quinta-feira (6), que dará início à vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades com idades entre 18 e 59 anos. De acordo com o município, a imunização desse grupo terá início no próximo sábado (8). O agendamento para a primeira dose pode ser feito através do www.vacinaipojuca.com.br.

Na nova fase de vacinação, serão contempladas pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; com Síndrome de Down; HIV; doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) e pessoas com obesidade mórbida. No sábado, dia que marcará o início da vacinação desse grupo, a aplicação da primeira dose vai acontecer no formato drive-thru, de 8h às 12h, no complexo de Saúde, no Centro da cidade.

Nos demais dias, o município informou que a vacinação vai acontecer na Escola Santo Cristo, também na região central, e na Escola Maria das Dores, em Nossa Senhora do Ó, no mesmo horário.

Para tomar a vacina, é preciso que o usuário selecione o grupo de comorbidade ao qual pertence no site. No dia da vacinação será necessário levar um documento original que comprove a comorbidade - que ficará retido no local de imunização. Apenas as pessoas com Síndrome de Down não precisam levar a declaração ou laudo, tendo em vista que a informação poderá ser autorreferida.

"O documento comprobatório da comorbidade está disponível no site da prefeitura. Neste primeiro momento só será aceita a declaração, em modelo fornecido pela Secretaria de Saúde do Ipojuca ou de Pernambuco, que deve ser preenchida e assinada por médico. As pessoas deste grupo prioritário que ainda não possuírem a declaração comprobatória da comorbidade podem procurar os postos de saúde ou a policlínica de Ipojuca para avaliação", explicou o município, em nota.

Vacinação de idosos

De acordo com a prefeitura, a vacinação em idosos com 60 anos ou mais também será retomada a partir deste sábado (8). "A aplicação das doses de AstraZeneca acontecerá na creche Professora Jusete Barbosa, em Ipojuca Centro e na Escola Eduardo Campos, em Nossa Senhora do Ó. Além disso equipes volantes irão vacinar pessoas acamadas em áreas de difícil acesso dos engenhos da Zona Rural".

A vacinação com a Coronavac, por outro lado, continua suspensa devido ao número insuficiente de vacinas repassadas ao município. A prefeitura afirmou que, no último domingo (2), recebeu apenas 70 doses, que foram aplicadas em idosos acamados.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL