Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MANIFESTAÇÃO

Aniversário do Cine Teatro Paulo Freire, em Paulista, é comemorado com protesto por reforma do local

Publicado em: 28/05/2021 11:24 | Atualizado em: 28/05/2021 19:31

 (Foto: Golbery Oliveira/Cortesia )
Foto: Golbery Oliveira/Cortesia
Um protesto marcou a comemoração de 77 anos do Cine Teatro Paulo Freire, em Paulista, nesta sexta-feira (28). De acordo com os manifestantes, o ato pede aceleração na reforma do espaço. No último dia 30 de abril, a Prefeitura do município anunciou que o Cine Teatro Paulo Freire será transformado em um Complexo Multicultural, com uma área de 2.000 m². 

Ainda de acordo com a gestão municipal, a reforma do Complexo inclui uma biblioteca municipal; o auditório Cine Teatro Paulo Freire, com capacidade para 250 lugares; o Centro Ariano Suassuna; o Colégio Firmino da Veiga, com capacidade para 400 alunos por turno, e a Praça Cívica para uso público.

"Esse ato de hoje foi uma comemoração simbólica e crítica. Estamos reivindicando a reconstrução, porque [o espaço] está em ruínas. O Conselho de Cultura se reuniu com o prefeito, mas estamos preocupados com a duração da reforma. A ideia é boa, mas quanto tempo vai levar? Quem garante que essa reforma seja concluída? O nosso pedido é que o Cine Teatro seja reconstruído, com a reforma adequada, e eles façam o outro projeto maior em outro local. Teremos uma audiência pública para discutir essa situação e para que eles apresentem um projeto para a sociedade e para os artistas", afirmou o conselheiro cultural Golbery Oliveira.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos informou, no mês de abril, que realizou o Termo de Referência para a contratação de empresa de consultoria, visando a elaboração dos projetos básicos e executivos de arquitetura, paisagismo e engenharia. A pasta também comunicou que o Cine está fechado após a nova gestão encontrar o prédio sem condições de funcionamento.

Em nota, a Prefeitura de Paulista informou que o "Conselho de Cultura do município deliberou sobre a convocação de uma audiência pública, com o intuito de ouvir a sociedade civil acerca da melhor forma de reestruturar esse local tão importante para a cultura de Paulista".

A gestão também comunicou que "pretende ouvir setores importantes da sociedade civil e de profissionais ligados à Cultura, promovendo um amplo debate sobre a revitalização do Cineteatro e levando em consideração as demandas da população. Após esse diálogo, retomaremos a obra e procederemos com a reforma da maneira mais adequada".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco