Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PROJETO

Alunos do CIn-UFPE conquistam segundo lugar em competição mundial

Publicado em: 31/05/2021 16:45

 (Foto: UFPE.)
Foto: UFPE.
Alunos do CIn-UFPE conquistaram o segundo lugar na competição mundial IEEE CASS Student Competition 2021. Com o nome Herói Cuidador, Luisa Cavalcante, Ítalo Leça e Lucas Moraes, estudantes de engenharia da computação do Centro, junto com André Campos, aluno de Engenharia da Produção, desenvolveram um projeto para aliviar o estresse emocional de cuidadores de idosos através de um sistema "vestível" capaz de detectar fadiga muscular e mal posicionamento da coluna. A equipe foi orientada pela professora Edna Barros, do CIn-UFPE; pelo educador físico Jonathan Andrade; e pela fisioterapeuta da Associação Brasileira de Alzheimer Adriana Miranda. O resultado final da competição foi divulgado no dia 26 de maio. 

A CASS Student Design Competition é uma competição mundial onde estudantes de graduação planejam e executam projetos em Engenharia Elétrica e áreas relacionadas. O foco deve ser encontrar uma solução para um problema da vida real baseado em circuitos e sistemas. A etapa mundial ocorreu durante o ISCAS 2021 (IEEE International Symposium on Circuits and Systems) de forma on-line por causa da pandemia e teve somente a equipe do Herói Cuidador representando a América Latina.

A IEEE CASS Student Competition ocorre em três fases, nas quais os alunos são desafiados a idealizar, prototipar e validar um sistema embarcado que resolve um problema real e relevante da sociedade. Lucas explica que na construção do protótipo, o grupo utilizou a placa ESP32 para a identificação dos movimentos, juntamente com sensores de giroscópio, e fez uso de eletromiografia para a detecção dos impulsos nervosos enviados para o músculo do cuidador. "A equipe também desenvolveu um aplicativo em Android Studio, visando fornecer informações importantes para o cuidador, além de possibilitar a calibração da cinta", completa.

Para Edna Barros, essa é uma  conquista relevante para o CIn porque "é mais uma de nível internacional que nos destaca e é realizada durante a principal conferência da Sociedade de circuitos e sistemas".
TAGS: projeto | alunos, | ufpe, |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
ONU pede medidas para frear abusos sexuais nas instituições católicas
Manhã na Clube: entrevistas com Frederico França, Johann Wolfgang Schneider e Marcelle Penha
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco