Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OPERAÇÃO

Ação do Procon-PE no final de semana fiscaliza mais de 140 estabelecimentos

Publicado em: 31/05/2021 09:23 | Atualizado em: 31/05/2021 10:46

 (Foto: Procon/ Divulgação)
Foto: Procon/ Divulgação


Durante o primeiro final de semana (28 a 30 de maio) de restrições mais rígidas do decreto do Governo do Estado, equipes do Procon Pernambuco fiscalizaram mais de 140 estabelecimentos, tendo 23 autuações e 5 interdições por descumprimento das medidas de combate ao coronavírus. As ações, que contam com apoio das gestões locais, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, aconteceram na Região Metropolitana do Recife e no Agreste do Estado.

Passava das 23 horas do sábado (29), quando os fiscais identificaram uma festa no Clube Arena Paiva. Mais de 20 pessoas se encontravam no local sem fazer o uso de máscaras e nem praticar o distanciamento social. O estabelecimento foi autuado e interditado pelo órgão. Neste mesmo dia, pela manhã, a loja de sapatos, Constance, localizada na Tamarineira, foi autuada e interditada. A loja estava aberta para o público, não se tratava de um serviço essencial, sendo assim, descumprindo a ordem decreto estadual.

Já no domingo (30), em Paulista, o supermercado Novo Atacarejo foi constatado e notificado por aglomeração. O local foi orientado a suspender a entrada por 2h para diminuir o fluxo de consumidores, além de serem direcionados a permitir uma pessoa ou duas por carrinho, limitado um cliente a cada 10m2.

“É importante reconhecer que a maioria dos estabelecimentos está cumprindo com os protocolos e, desta forma, colaborando com o combate à pandemia. Para os que insistem em se insurgir contra as medidas, manteremos as fiscalizações e as sanções”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

No Agreste Pernambucano, cerca de 122 estabelecimentos foram fiscalizados pelos fiscais do Procon-PE. Desses, 17 receberam um auto de constatação, tendo 3 interditados. No sábado pela manhã, a El Barba Barbearia, no Bairro de Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe, foi autuada e interditada. O local atendia os clientes com as portas entreabertas para dispensar a equipe de fiscalização.

Em Belo Jardim, a Churrascaria Amigo Caminhoneiro foi interditada pela equipe do Procon por diversas irregularidades, como: funcionamento fora do horário e portando mais de 15 pessoas no ambiente interno sem o uso de máscaras. Também em Belo Jardim, o Bar do Antônio recebeu uma interdição. O bar funcionava fora do horário permitido, cerca de 5 pessoas se encontravam sem máscara no ambiente interno do estabelecimento, inclusive o proprietário.

De acordo com o Procon-PE, o órgão tem passado pelas cidades de São Caetano, Caruaru, Lajedo, Garanhuns, Bom Conselho, Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe. Além das fiscalizações, o órgão vem orientando os estabelecimentos e a população local acerca do novo decreto e da importância do cumprimento das medidas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Protesto em Brasília acaba com conflito entre indígenas e policiais
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras, Sérvio Fidney e Marcel Costi
Vacina contra a Covid-19 criada em Cuba tem eficácia de 92%
Pontos fundamentais para fazer uma transição de carreira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco