Diario de Pernambuco
Busca

UFPE

Candidatos aprovados no Sisu UFPE 2021 devem ficar atentos ao cronograma de matrícula

Publicado em: 16/04/2021 18:17

 (Foto: Divulgação/UFPE)
Foto: Divulgação/UFPE
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (16) o resultado do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021. A consulta pode ser feita no site do Sisu MEC 2021. Os candidatos aprovados para ocupar uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) devem enviar os documentos para a pré-matrícula, de forma remota, na próxima semana, entre a terça (20) e a quinta-feira (22), de acordo com o cronograma do edital publicado no site Sisu UFPE 2021.

A coordenadora de Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Cláudia Lucas, ressalta que os aprovados devem ficar de olho no e-mail cadastrado durante a inscrição no Sisu, inclusive na pasta de lixo eletrônico. “Como este ano vamos receber os documentos de forma remota, os candidatos irão receber uma mensagem com o link de acesso à plataforma para que possam fazer o envio dos documentos”, explica. A mensagem será enviada na próxima segunda-feira (19).

A matrícula acadêmica será efetuada automaticamente em todas as disciplinas obrigatórias do primeiro período de cada curso de graduação. No período de correção e modificação de matrícula, o aluno poderá solicitar a inclusão de novos componentes curriculares. O acesso só será disponibilizado no início das aulas. Os ingressantes não poderão trancar o primeiro ano de vínculo e estão obrigados a permanecer matriculados em, pelo menos, um componente curricular durante todo o primeiro ano de vínculo.

Todos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos dos três campi (Recife, Vitória e Agreste, em Caruaru) que forem selecionados na chamada regular deverão, obrigatoriamente, submeter seu vídeo e documentos digitalizados para validação pelas Comissões de Heteroidentificação. As pessoas com deficiência (PcD) também devem enviar sua documentação. O resultado das comissões está previsto para a próxima sexta-feira (23). Mais informações podem ser encontradas no edital. 

Lista de espera

As vagas eventualmente não ocupadas ao fim da primeira chamada serão preenchidas mediante utilização da lista de espera disponibilizada pelo Sisu MEC 2021. Para constar da lista de espera, o candidato deverá obrigatoriamente confirmar o interesse pela vaga desta sexta (16) até a próxima sexta-feira (23). O candidato selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

A publicação do edital da primeira convocação e lista nominal dos convocados da lista de espera será de 4 a 7 de maio, no site Sisu UFPE 2021. Será publicado o edital dos procedimentos para envio dos documentos e da lista nominal dos candidatos convocados, a partir da lista de espera do Sisu MEC 2021, para confirmar a intenção de ocupar uma vaga na UFPE. O envio de documentos será de 11 a 14 de maio e a divulgação dos classificados acontece até o dia 24 de maio.

Calendário acadêmico

O início das aulas do primeiro semestre está previsto para 20 de setembro de 2021 e o início das aulas do segundo semestre, para 31 de janeiro de 2022, devido às alterações no calendário acadêmico causadas pela pandemia da Covid-19. Alunos classificados na segunda entrada poderão ser remanejados para a primeira entrada até o início da quarta semana de aula do primeiro semestre letivo. É preciso ficar sempre atento ao site Sisu UFPE 2021.

Vagas

A UFPE ofertou 6.972 vagas em 104 cursos por meio do Sisu, sendo 3.480 vagas para ampla concorrência e 3.492 vagas destinadas para a Lei de Cotas, distribuídas nos campi Recife (5.522), Caruaru (1.020) e Vitória de Santo Antão (430). Os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música – Licenciatura, Dança – Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Licenciatura não participaram deste processo seletivo, pois são ser regidos por resolução específica.
TAGS: aprovados | 2021 | sisu | candidatos | ufpe |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL