Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Recife busca laboratórios para negociar aquisição de vacinas contra Covid-19

Publicado em: 24/02/2021 16:45

 (Instagram/Reprodução)
Instagram/Reprodução
O Recife busca laboratórios para aquisição de vacinas contra a Covid-19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24), em Brasília, pelo prefeito João Campos (PSB). De acordo com o gestor municipal, o objetivo é fazer acordos com laboratórios de qualquer lugar do mundo que fabriquem a vacina para a Capital pernambucana. A imunização contra o novo coronavírus foi iniciada no município no dia 18 de janeiro.

“Esta semana, com a decisão do Supremo Tribunal Federal, uma medida provisória que foi editada possibilita que os municípios façam essa negociação. A partir de hoje, eu autorizei a nossa equipe a poder buscar os laboratórios de todo o mundo que tenham capacidade de vender a vacina para o Recife”, explicou o prefeito.

De acordo com a prefeitura, outra frente para viabilizar a aquisição será através do trabalho conjunto com outros municípios do País. “A segunda frente que será criada será através da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Nós estamos construindo um consórcio que poderá adquirir vacinas e distribuir para os municípios brasileiros”, acrescentou.

O anúncio do gestor municipal foi feito um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar Estados e municípios a adquirirem doses do imunizante em caso de descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI), pelo Governo Federal ou de insuficiência de doses para imunizar a população.

Combate a Covid-19 no Recife

Ainda em 2020, a Prefeitura informou que um comitê foi criado em dezembro, no período de transição para a nova gestão, para tratar da vacinação contra a doença. “O grupo de trabalho atua em duas frentes: uma de diálogo com o Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) e outra para o desenvolvimento de um plano de vacinação próprio, caso o diálogo com o governo federal não avance”, informa.

Em nota, a gestão municipal ressaltou que formalizou em janeiro a intenção de compra de 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 diretamente ao Instituto Butantan, período em que foi assinado o ofício solicitando formalmente que o Ministério da Saúde dê prioridade aos professores no Plano Nacional de Vacinação, garantindo o retorno seguro das aulas. O pedido, no entanto, não foi atendido até a atual fase da campanha de vacinação na Capital pernambucana.

Vacinações na Capital pernambucana

Para tomar a vacina, os munícipes recifenses precisam realizar o agendamento pelo Conecta Recife, no endereço www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou app gratuito disponível nas lojas on-line da PlayStore ou AppStore. Após o agendamento confirmado, é preciso comparecer em um dos centros de vacinação no período das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. Os idosos entre 80 e 84 anos, contemplados nesta ampliação, receberão as doses da CoronaVac (Butantan/Sinovac).

A orientação da gestão é que a população faça o cadastro se estiver dentro de algum grupo prioritário, para agendar o dia, hora e local para receber a imunização. 
“Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde”, informa.

Locais de vacinação

Atualmente a Capital disponibiliza nove centros de vacinação distribuídos por várias regiões da cidade, sendo: Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza também cinco pontos de drive-thru, que funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Estádio do Arruda e Tribunal Regional Federal da 5ª Região. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL