Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Hospital das Clínicas realiza procedimento inédito na rede pública de Pernambuco

Publicado em: 24/02/2021 19:45

 (Foto: UFPE/Divulgação)
Foto: UFPE/Divulgação

O Hospital das Clínicas, instalado no bairro da Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife, anunciou a realização de um procedimento inédito na rede de saúde pública de Pernambuco: a ablação endoscópica por radiofrequência. O método é indicado para o tratamento de doenças do aparelho digestivo, principalmente, o Esôfago de Barrett com displasia. De acordo com o órgão, o mal acarreta uma mudança no revestimento no esôfago, sendo o refluxo o principal fator de risco. Se não tratado de forma adequada, pode evoluir para quadros de câncer esofágico. A intervenção é feita sob sedação leve e sem necessidade de internamento hospitalar.

“É uma técnica que gera inúmeros benefícios para o paciente, e um dos mais significativos é a preservação da estrutura do órgão, que no tratamento convencional é removido cirurgicamente”, explica o chefe da Unidade de Endoscopia Digestiva do HC, João Paulo Pontual. Segundo ele, o processo é minimamente invasivo, eficiente e com baixa taxa de complicações, permitindo que o tecido comprometido do esôfago seja queimado superficialmente sem interferência nas camadas profundas.

A ablação por radiofrequência é um procedimento que não é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e foi realizado, de forma excepcional, no hospital-escola a partir da doação dos acessórios descartáveis de alto custo, beneficiando, assim, a assistência ao paciente e também o treinamento em serviço dos médicos residentes. Ainda não existe previsão para a inclusão do método na rede pública.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL