Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Saúde

Hospital das Clínicas realiza procedimento inédito na rede pública de Pernambuco

Publicado em: 24/02/2021 19:45

 (Foto: UFPE/Divulgação)
Foto: UFPE/Divulgação

O Hospital das Clínicas, instalado no bairro da Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife, anunciou a realização de um procedimento inédito na rede de saúde pública de Pernambuco: a ablação endoscópica por radiofrequência. O método é indicado para o tratamento de doenças do aparelho digestivo, principalmente, o Esôfago de Barrett com displasia. De acordo com o órgão, o mal acarreta uma mudança no revestimento no esôfago, sendo o refluxo o principal fator de risco. Se não tratado de forma adequada, pode evoluir para quadros de câncer esofágico. A intervenção é feita sob sedação leve e sem necessidade de internamento hospitalar.

“É uma técnica que gera inúmeros benefícios para o paciente, e um dos mais significativos é a preservação da estrutura do órgão, que no tratamento convencional é removido cirurgicamente”, explica o chefe da Unidade de Endoscopia Digestiva do HC, João Paulo Pontual. Segundo ele, o processo é minimamente invasivo, eficiente e com baixa taxa de complicações, permitindo que o tecido comprometido do esôfago seja queimado superficialmente sem interferência nas camadas profundas.

A ablação por radiofrequência é um procedimento que não é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e foi realizado, de forma excepcional, no hospital-escola a partir da doação dos acessórios descartáveis de alto custo, beneficiando, assim, a assistência ao paciente e também o treinamento em serviço dos médicos residentes. Ainda não existe previsão para a inclusão do método na rede pública.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Em Cúpula do Clima, Bolsonaro promete neutralidade de carbono até 2050
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 22/04
Após polêmicas, Superliga Europeia é suspensa
Família Floyd volta a respirar: policial é condenado pela morte de homem negro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco